A aclamada Festa da Luz, considerada o maior festival de arte pública e tecnologia do Brasil, desembarca em Uberlândia pela primeira vez. O evento acontece entre 16 e 19 de outubro, ocupando as Praças Tubal Vilela e do Rosário. A iniciativa transforma a vivência urbana, mesclando obras luminosas, video mapping e atrações musicais. O festival, que já passou por Diamantina, tem patrocínio exclusivo da Cemig e do Governo de Minas, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Nascida em Belo Horizonte, onde chegou a reunir 150 mil pessoas, a Festa da Luz propõe um novo olhar sobre o espaço da cidade. Em Uberlândia, o centro se torna palco para grandes instalações luminosas, video mapping e letreiros artísticos. A Cemig, maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, reforça seu compromisso com a descentralização cultural.
Cristiana Kumaira, diretora de Comunicação e Marketing da Cemig, destacou a importância de levar essa experiência inovadora para o interior. “Buscamos proporcionar que as muitas expressões artísticas contemplem um maior número de pessoas, nas diversas cidades mineiras. É importante fazer com que outras localidades possam contemplar essa experiência inovadora. Agora é a vez de Uberlândia receber essas obras que misturam a arte, a arquitetura, os espaços urbanos, a tecnologia e muitos outros elementos”, afirmou.
Destaques e programação vibrante
Durante os quatro dias de festival, as noites uberlandenses serão coloridas. Aliás, a programação traz novidades locais de peso. A escritora Ana Maria Gonçalves, natural do Triângulo Mineiro e primeira mulher negra eleita para a Academia Brasileira de Letras (ABL), estreia um luminoso inédito.
Juliana Flores, uma das organizadoras, detalhou a relevância da edição. “Estamos preparando uma edição muito especial trazendo duas instalações inéditas: um luminoso da escritora do Triângulo Mineiro Ana Maria Gonçalves e uma instalação móvel de laser mapping da artista visual de Uberlândia Ana Brasil. Também estamos trazendo uma programação musical com DJs da cidade”, comentou.
Os visitantes verão obras já consagradas, como “Foco”, do arquiteto Ricardo Bizafra, um túnel de luz formado por arcos coloridos. O artista Homem Gaiola fará contornos luminosos nos edifícios com “Paisagens Digitais”. Além disso, o ser fantástico “Ventura”, da capixaba Amanda Lobos, e “Sonhando Acordado”, de Alex Senna, convidam o público à imaginação e ao lúdico.
O circuito ainda terá arte internacional, como o “Templo da Luz”, do português Pedro Campiche (Akacorleone), e manifestações de cultura urbana com os “Bonecos Black de Posto”, de Dpaula, e a arte da grafiteira Raquel Bolinho. A Mostra de Video Mapping irá colorir a Igreja do Rosário em três sessões noturnas, garantindo o espetáculo visual, acompanhado de atrações musicais locais.
SERVIÇO
Festa da Luz Uberlândia
Data: 16 a 19 de outubro
Locais: Praça Tubal Vilela e Praça do Rosário
Entrada: Gratuita
Patrocínio Exclusivo: Cemig e Governo de Minas, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.











