O feriado de 7 de setembro chega com uma programação cultural diversificada em Uberlândia. Entre os dias 4 e 7, a cidade terá opções para diferentes públicos, com exposições, shows, teatro, festivais de música, roda de samba, encontros culturais e o tradicional desfile cívico-militar em celebração à Independência do Brasil. Confira os principais destaques da agenda:
Sexta-feira, 4 de setembro
A programação começa com três exposições que podem ser visitadas gratuitamente. A Casa da Cultura, a Oficina Cultural e o Centro Municipal de Cultura – Galeria Xavantinho recebem as mostras “Cidades Oxidadas”, “Força e Energia” e “Atalie 50 Anos”, respectivamente. As exposições ficam abertas das 12h às 17h30.
Para quem prefere música, o Camaru 2026 abre a programação de shows com o Projeto Eternos Half e Paraná e Felipe & Rodrigo. Os portões do Parque de Exposições Camaru, na Avenida Juracy Junqueira Rezende, 100, no bairro Pampulha, serão abertos às 17h. Os ingressos estão à venda pela plataforma BaladAPP.
No Mercado Municipal, a noite será de samba com a Roda de Samba – Sociedade Livre, a partir das 18h30, com entrada mediante couvert.
O Cineteatro Nininha Rocha recebe as sessões de “Meu Rei Caiu”, às 20h. O espetáculo também terá apresentações no sábado e no domingo. Os ingressos estão disponíveis pela Sympla.
Para fechar a noite, o London Pub recebe Madame Surtô – Efeito Reverso, a partir das 22h30, ingressos pelo Outgo.
Sábado, 5 de setembro
O sábado será marcado por uma programação musical intensa. A partir das 16h, a Arena MZnet, no Uberlândia Shopping, recebe o Beer Rock Festival, com Blink-182 Cover Brasil, Sons of Guerrilha e Blackship no sábado. A entrada é gratuita.
Também às 16h, o Rei da Sinuca recebe o Guilhotina Metal Hardcore, com apresentações de WxCxM, OTÁ, Discaso e Dinossauros Modernos. Ingressos aqui.
No Quintal, a música começa às 16h30, com apresentação de Lucão, em repertório de MPB, entrada mediante couvert.
A partir das 17h, o Teatro Municipal recebe o Fundinho Festival, que chega com uma programação dedicada ao jazz e ao blues. No sábado, estão previstas apresentações de DJ Dri Arakake, Lu Sax Quinteto, Douglas Oliveira & The Red Dogs, Eduardo Machado Quinteto e Ivan Barreto. O evento é aberto ao público.
O Mercado Municipal também terá música ao vivo. Às 18h, Lucas Merello se apresenta no Nuh Bear, com entrada gratuita.
À noite, o London Pub recebe Octopus Pink Floyd Cover, às 23h, ingressos aqui. No mesmo horário, o Dboche recebe Tarja Preta, atração aberta ao público.
A programação do Camaru 2026 continua no sábado com shows de Pablo e Panda, a partir da abertura dos portões, às 17h.
Domingo, 6 de setembro
O domingo começa cedo com o Encontro Folia de Reis, às 8h, na Estação Ferroviária Sobradinho. A programação é aberta ao público.
No Camaru, os portões serão abertos ao meio-dia e a programação musical contará com apresentações de Dos Rosa e Bielzinho.
Já o Fundinho Festival encerra sua programação no Teatro Municipal com DJ Dri Arakake, Purple Carpets, bluesCONGADAjazz, SIDETRIO e o show de Alma Thomas & Prado Brothers Band. O evento é gratuito e aberto ao público.
À noite, às 20h, o Recanto da Cevada recebe Trio Sucupira, com entrada mediante couvert.
No Cineteatro Nininha Rocha, também às 20h, acontece mais uma sessão do espetáculo “Meu Rei Caiu”.
Segunda-feira, 7 de setembro
O feriado da Independência do Brasil começa com o tradicional Desfile Cívico-Militar, a partir das 8h, na Praça Tubal Vilela, no Centro de Uberlândia. A programação é aberta ao público e reúne autoridades, instituições e comunidade em celebração à data.
Para quem quiser continuar o feriado ao som de música brasileira, o Quintal recebe o Samba de Francisco, a partir das 14h, com entrada mediante couvert.

