A prefeita de Ituiutaba, Leandra Guedes (Avante), protagonizou o momento mais marcante da inauguração da nova sede da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) na cidade, realizada na sexta-feira, 24 de outubro de 2025. O evento contou com a presença do governador em exercício, Mateus Simões (PSD), e de autoridades da Polícia Civil de Minas Gerais.
Ao discursar, Leandra afirmou ao público ao dizer: “Eu já precisei.” A fala, simples e direta, foi interpretada como uma referência pessoal à sua experiência de vítima de violência, reconhecida judicialmente após o episódio que resultou em medida protetiva contra o deputado federal André Janones.
“Nós mulheres temos que estar unidas. Isso aqui é muito importante. Eu já precisei.”, afirmou Leandra, ao agradecer a parceria do Estado e destacar o papel da rede municipal de acolhimento às vítimas de violência doméstica.
A nova sede da Deam, localizada na Avenida Nove, 331, no Centro, foi adaptada com recursos municipais e conta com salas de escuta especializada, espaços separados para vítimas e agressores e ambiente voltado ao atendimento de mulheres e crianças. Segundo o governo de Minas, essa é a 181ª unidade inaugurada dentro do programa de modernização das estruturas da Polícia Civil.

Durante o evento, Mateus Simões reforçou a importância do acolhimento humanizado e da integração entre Estado e municípios. “Trabalhar com a violência contra a mulher é diferente. O acolhimento faz toda a diferença para que o crime seja denunciado e punido.”, destacou o vice-governador.
Nos bastidores, a fala de Leandra foi lida como um gesto político de afirmação feminina dentro de um cenário majoritariamente masculino. Ao lado de Simões, hoje nome na disputa pela sucessão de Romeu Zema, a prefeita utilizou sua própria trajetória como exemplo da necessidade de políticas públicas eficazes no combate à violência de gênero.
Conteúdo faz parte da Coluna Poder, assinada por Adelino Júnior, que acompanha os bastidores da política no Triângulo Mineiro.
Envie informações e sugestões à coluna pelo WhatsApp: (34) 99791-0994.


