O vice-prefeito de Uberlândia, Vanderlei Pelizer, compartilhou com exclusividade um vídeo gravado de dentro de um bunker em Israel. O registro foi feito durante a tarde desta sexta-feira (13), por volta das 15h no horário de Brasília — 21h no horário local —, quando o país enfrentava uma nova série de alarmes de ataque aéreo após ser alvo de mais de 100 mísseis e drones lançados pelo Irã.
“Disparou mais uma vez o alarme. Nós já estávamos aqui, mas eles vão disparando os alarmes frequentemente”, relata ele, enquanto mostra o interior do local.
Como é um bunker em Israel?
Pelizer descreve a estrutura como simples, porém extremamente funcional:
- Cadeiras e sofás dispostos de forma improvisada para acomodar as pessoas;
- Paredes de concreto com cerca de 50 centímetros de espessura;
- Sistema de ar filtrado, caso haja necessidade de selar completamente o espaço;
- Porta reforçada, construída para suportar impactos externos;
- Cada pessoa leva sua própria água e alimentos. “Não tem regra aqui. É o que você quiser trazer”, explica.
Ainda segundo o vice-prefeito, os bunkers são projetados para abrigar pessoas por minutos ou poucas horas, o suficiente para resistir ao momento crítico de um possível impacto. “Isso aqui não é para passar dias. É só pra proteção rápida mesmo”, comenta.
Ele também relata que, no momento do vídeo, estavam abrigados membros de uma delegação brasileira composta por 25 pessoas, além de representantes da Argentina, Guatemala, Panamá, Colômbia, Paraguai e Uruguai. Crianças e adultos dividem o espaço em clima de solidariedade e atenção total às orientações.
Situação crítica em Israel
Israel fechou parte do seu espaço aéreo e vive clima de tensão máxima após o maior ataque coordenado já lançado pelo Irã contra o território israelense. Mísseis e drones foram interceptados, mas as sirenes continuam tocando em diversas cidades, como Tel Aviv e Jerusalém. A ordem é para que a população permaneça próxima a abrigos.
Missões diplomáticas, escolas e atividades públicas foram interrompidas. A embaixada brasileira presta apoio aos integrantes da comitiva, que seguem em segurança.
Onde está Pelizer
O vice-prefeito está hospedado em Kfar Saba, cidade localizada na região central de Israel, a cerca de 25 quilômetros de Tel Aviv. Assim como outras áreas do país, Kfar Saba também foi atingida pelos alertas de ataque aéreo, exigindo que moradores e visitantes buscassem refúgio imediato em bunkers. Foi de lá que Vanderlei Pelizer gravou o vídeo, compartilhando sua experiência diretamente do abrigo onde está com parte da delegação brasileira.