Regionalzão NotíciasRegionalzão NotíciasRegionalzão Notícias
Font ResizerAa
  • ÚLTIMAS
  • PODER
  • ECONOMIA
  • OCORRÊNCIAS
  • O QUE FAZER UBERLÂNDIA
  • PARCEIROS
    • CONFIANÇA ALIMENTOSCONFIANÇA ALIMENTOS
    • CAMARUCAMARU
    • DIVINO COZINHADIVINO COZINHA
    • FEMECFEMEC
    • FIEMGFIEMG
    • INCONEWINCONEW
    • UNIPACUNIPAC
    • LEAL SUPERMERCADOSLEAL SUPERMERCADOS
  • CONTATO
    • FALE CONOSCO
    • ANUNCIE
    • SOBRE O REGIONALZÃO
Font ResizerAa
Regionalzão NotíciasRegionalzão Notícias
  • Últimas
  • Uberlândia
  • Uberaba
  • Ituiutaba
  • Araguari
Buscar...
  • ÚLTIMAS
  • PODER
  • ECONOMIA
  • OCORRÊNCIAS
  • O QUE FAZER UBERLÂNDIA
  • PARCEIROS
    • CONFIANÇA ALIMENTOSCONFIANÇA ALIMENTOS
    • CAMARUCAMARU
    • DIVINO COZINHADIVINO COZINHA
    • FEMECFEMEC
    • FIEMGFIEMG
    • INCONEWINCONEW
    • UNIPACUNIPAC
    • LEAL SUPERMERCADOSLEAL SUPERMERCADOS
  • CONTATO
    • FALE CONOSCO
    • ANUNCIE
    • SOBRE O REGIONALZÃO
Siga-nos
  • Últimas
  • Uberlândia
  • Uberaba
  • Ituiutaba
  • Araguari
© [2024] Regionalzão Notícias. Todos os direitos reservados.
- ANÚNCIO -
Regionalzão Notícias > Notícias > Colunas do Regionalzão: opinião, política, lazer e saúde com olhar regional > Poder > Megaoperação no Rio vira palco político para eleição
Poder

Megaoperação no Rio vira palco político para eleição

A ação no Rio de Janeiro reacende o debate de segurança nos bastidores em Uberlândia e em todo o Triângulo Mineiro.

Adelino Júnior
Última atualização: 04 de novembro de 2025 às 09:58
Por
Adelino Júnior
04 de novembro de 2025 às 09:56
Compartilhar
ANÚNCIO

A megaoperação policial no Rio de Janeiro, que resultou em dezenas de prisões e confrontos nas últimas semanas, já começa a deixar rastros políticos pelo país. O governador de Minas, Romeu Zema, chegou a parabenizar publicamente o colega fluminense Cláudio Castro, afirmando que a ação deve ser considerada “a mais bem-sucedida do Brasil”. O momento desse elogio não é por acaso.

De acordo com pesquisa da Quaest, divulgada pelo G1, 53% dos moradores do Rio de Janeiro aprovam a gestão de Cláudio Castro. Essa operação, que ganhou grande visibilidade nacional, pode render dividendos eleitorais para governadores do Partido Liberal (PL) — todos eles aliados ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Mas é aí que entra a leitura política: operações como essa, em um ano pré-eleitoral, sempre têm dois lados. De um lado, o resultado imediato, com prisões e impacto midiático. De outro, a tentativa de transformar segurança pública em palanque político.

ANÚNCIO

Quando Zema elogia Castro, ele acena para o mesmo eleitorado que defende endurecimento contra o crime — um público com o qual o Partido dos Trabalhadores historicamente tem dificuldade de dialogar.

Rio de Janeiro (RJ), 01/11/2025 – Parente das vitimas da operação contenção chegando ao Instituto médico legal (IML) pra fazerem reconhecimento dos corpos. Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Parente das vitimas da operação contenção chegando ao Instituto médico legal (IML) pra fazerem reconhecimento dos corpos.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Trazendo essa discussão pra Minas Gerais, a situação se apresenta quase de forma oposta. Enquanto o Rio mostra “poder de fogo”, aqui, em Uberlândia, a Polícia Civil e a Polícia Militar enfrentaram restrições de combustível — uma vereadora e delegada protocolou solicitação de informações sobre o caso.

  • “Só 2 tanques por mês”: restrição de combustível na PC e PM gera revolta em Uberlândia

Agora, é importante dizer algo: muita gente comemorou a morte de criminosos nessa operação. Eu não acho que essas pessoas sejam “fascistas”, como alguns tentam rotular. São cidadãos cansados de tanta injustiça, de ver o crime sendo, muitas vezes, omitido pelo Estado. É um sentimento de exaustão, de quem já perdeu a esperança de que o sistema vá funcionar um dia.

ANÚNCIO

Mas o fato é que operações isoladas não mudam a realidade. Elas mostram presença, mas não transformam o sistema. O crime organizado cresce onde o Estado não entra — nas favelas, nos bairros esquecidos. O tráfico se impõe porque oferece o que o poder público não entrega: dinheiro, comida e até uma espécie de ordem. Quando faltam infraestrutura, educação e saúde, o crime ocupa o espaço que o Estado deixa vazio, Inclusive o crime está entranhado no estado, porém é assunto para outro conteúdo.

Perguntas

Será que o foco só em operações espetaculares não acaba beneficiando quem já quer transformar segurança em bandeira eleitoral? Em Minas, esse mesmo debate vai ter peso — ou permanecerá restrito à retórica?

Enquanto o debate político continuar focado apenas em operações espetaculares, sem enfrentar as causas estruturais – a desigualdade, o abandono, a corrupção –, o sistema vai permanecer. Por muitos e muitos anos. E o discurso de “lei e ordem” vai seguir sendo apenas mais uma bandeira de campanha.

ANÚNCIO

Conteúdo faz parte da Coluna Poder, assinada por Adelino Júnior, que acompanha os bastidores da política no Triângulo Mineiro.
Envie informações e sugestões à coluna pelo WhatsApp: (34) 99791-0994.

ANÚNCIO
Compartilhe este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Threads Email
Nenhum comentário Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:

Mão de candidato preenchendo cartão de respostas em prova de concurso público em Uberlândia.

Projeto quer vetar cotas para pessoas trans em concursos públicos de Uberlândia

Adelino Júnior
Adelino Júnior
7 de novembro de 2025
Veículo trafega por rodovia esburacada no Triângulo Mineiro, com trecho mal conservado e sinalização desgastada.

Pedágio invisível (free flow) chega às BRs do Triângulo Mineiro

Adelino Júnior
Adelino Júnior
7 de novembro de 2025

Janones e Nikolas Ferreira votam juntos a favor de projeto que pode dificultar aborto legal em crianças vítimas de estupro

Redação GeralAdelino Júnior
Redação Geral
Adelino Júnior
6 de novembro de 2025
- ANÚNCIO -
Bem-vindo de volta!

Conecte-se à sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?