O Governo de Minas Gerais indicou o engenheiro Alexandre Ramos Peixoto para assumir a presidência da Cemig. O novo Conselho de Administração da companhia referendou o nome nesta quinta-feira (7), durante reunião em Belo Horizonte. Com essa escolha, a diretoria executiva da estatal volta a contar com um servidor do quadro efetivo em seu posto mais alto.
Legado de investimentos e expansão
Alexandre Ramos substitui Reynaldo Passanezi, a quem o Estado agradeceu pelo trabalho realizado. Durante a gestão anterior, a Cemig executou um sólido processo de recuperação financeira e estruturou um plano estratégico de R$ 70 bilhões até 2030.
Além disso, a companhia modernizou sua rede e ampliou o número de subestações no estado. Como resultado, a empresa alcançou o maior valor de mercado de sua história. O montante saltou de R$ 8 bilhões para expressivos R$ 45 bilhões nos últimos anos.
Perfil técnico e experiência do novo gestor
O novo presidente possui uma trajetória consolidada no setor elétrico. Alexandre é engenheiro de carreira da Cemig e pós-graduado pela PUC Minas e UFMG. Além de sua atuação interna, ele ocupou cargos relevantes na Aneel e no Ministério de Minas e Energia.
Recentemente, Ramos presidia o Conselho de Administração da CCEE. Nesse cargo, ele liderou a abertura do mercado livre de energia para o setor varejista em 2024. Na Cemig, ele já havia coordenado soluções regulatórias importantes durante o período da pandemia.
Mudanças no Conselho de Administração
A reunião desta quinta-feira também marcou a posse do novo Conselho de Administração da estatal. O colegiado elegeu Márcio Pereira Zimmermann para presidir o Conselho. Zimmermann também possui um currículo técnico extenso, tendo ocupado o cargo de Ministro de Estado em 2010.
Por fim, a companhia informará em breve os detalhes sobre a cerimônia oficial de posse dos novos dirigentes.

