Moradores de cidades mineiras viram uma ‘bola de fogo’ cruzando o céu no início da noite desta quarta-feira (14). Pessoas também registraram o fenômeno na Bahia e no Distrito Federal.
Segundo a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), trata-se provavelmente de lixo espacial. A hipótese mais aceita é a reentrada de um estágio do foguete Falcon 9, lançado em 2014 pela empresa americana SpaceX. A peça teria se desprendido durante o lançamento e permanecido em órbita desde então.
A maior parte dos registros em Minas Gerais ocorreu na região Norte do estado. Também houve relatos no Triângulo Mineiro, em cidades como Uberlândia e Ituiutaba.
De acordo com a Bramon, o objeto percorreu cerca de 1.500 km em aproximadamente quatro minutos, atingindo velocidade entre 6 km/s e 7 km/s.
A luminosidade intensa chamou a atenção de moradores. A associação com o fogo não é incorreta — durante a reentrada na atmosfera, o atrito com o ar provoca superaquecimento, fazendo com que o objeto entre em combustão e se fragmente.
Lixo espacial é qualquer estrutura fabricada pelo ser humano e que perdeu sua função no espaço. Apesar da análise, não é possível afirmar com total certeza qual era o componente observado.
O Falcon 9 é um foguete reutilizável desenvolvido pela SpaceX para transporte de cargas ao espaço. A parte que teria reentrado nesta semana estava há quase 11 anos em órbita.