Uma forte chuva atingiu Uberlândia na noite de quinta-feira (30), acumulando até 64 milímetros de precipitação em 24 horas, segundo dados da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec). A maior intensidade foi registrada na região central, no Cemepe, seguida pelo bairro Custódio Pereira (55 mm) e DMAE Rondon (53,2 mm).
Diante das condições climáticas, a Compdec elevou o nível de risco climático para alerta laranja, indicando a possibilidade de novas pancadas intensas com risco de alagamentos, principalmente na avenida Rondon Pacheco, tradicional ponto de acúmulo de água durante tempestades.
O sistema de alertas luminosos instalados ao longo da via foi acionado. São dez colunas com sinais semafóricos, cinco em cada sentido, entre o Teatro Municipal e o Praia Clube. Os dispositivos indicam o nível de risco para condutores e pedestres:
- Luz laranja: alerta amarelo, com risco moderado de alagamento;
- Luz vermelha: alerta vermelho, quando é necessário deixar imediatamente a pista e os acostamentos.
As rajadas de vento chegaram a 54,9 km/h na região central, e 43,1 km/h no bairro Bom Jesus. Apesar da força das chuvas, não houve registro de vítimas, segundo a Defesa Civil. Equipes do órgão monitoraram pontos críticos e prestaram apoio em ocorrências de alagamentos pontuais e queda de galhos.
Outras áreas também registraram acumulados expressivos, como o Jardim América (52,5 mm), Roosevelt (47,8 mm) e Parque do Sabiá (41,8 mm). Na zona rural, o maior índice foi em Dom Bosco, com 39,8 mm.
A Defesa Civil mantém o monitoramento em tempo real e recomenda que a população evite áreas de risco e não tente atravessar vias alagadas.
Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.


