Logomarca do regionalzão, Branca com faixa laranja por baixo Logomarca do regionalzão, Branca com faixa laranja por baixo
  • ÚLTIMAS
  • CIDADES
    • UBERLÂNDIA
    • UBERABA
    • ITUIUTABA
    • ARAGUARI
  • PODER
  • ECONOMIA
  • AGRO
  • ESPORTES
  • OCORRÊNCIAS
  • COLUNISTAS
    • ADELINO JÚNIOR
    • ELÓI NAVES
    • ISMAR GOMES
    • JAIRO SILVA
    • CINDHI BELAFONTE
    • CRISTIANE GUIMARÃES
    • FABIANA BARCELOS
    • IGOR CASTANHEIRA
    • SIDNEY MORAES
  • CONTATO
    • FALE CONOSCO
    • ANUNCIE
    • SOBRE O REGIONALZÃO
Regionalzão – Maior portal do interior de MinasRegionalzão – Maior portal do interior de Minas
  • Últimas
  • Uberlândia
  • Ituiutaba
  • Uberaba
  • Araguari
Buscar...
  • ÚLTIMAS
  • CIDADES
    • UBERLÂNDIA
    • UBERABA
    • ITUIUTABA
    • ARAGUARI
  • PODER
  • ECONOMIA
  • AGRO
  • ESPORTES
  • OCORRÊNCIAS
  • COLUNISTAS
    • ADELINO JÚNIOR
    • ELÓI NAVES
    • ISMAR GOMES
    • JAIRO SILVA
    • CINDHI BELAFONTE
    • CRISTIANE GUIMARÃES
    • FABIANA BARCELOS
    • IGOR CASTANHEIRA
    • SIDNEY MORAES
  • CONTATO
    • FALE CONOSCO
    • ANUNCIE
    • SOBRE O REGIONALZÃO
Siga-nos
  • Últimas
  • Uberlândia
  • Ituiutaba
  • Uberaba
  • Araguari
© [2026] Regionalzão Notícias. Todos os direitos reservados.
- ANÚNCIO -
Regionalzão – Maior portal do interior de Minas > Notícias > Cotidiano > Conheça a mama-cadela, fruta nativa do Cerrado, objeto de pesquisa de professora da UFU
Cotidiano

Conheça a mama-cadela, fruta nativa do Cerrado, objeto de pesquisa de professora da UFU

Carlos Cravinhos
Por
Carlos Cravinhos
Publicado 10 de fevereiro de 2025, 11:26
Compartilhar

A mama-cadela, fruta nativa do Cerrado brasileiro, tem despertado grande interesse na comunidade científica devido ao seu potencial nutricional. Com coloração entre amarelo e laranja e uma polpa doce e fibrosa, a fruta, ainda pouco conhecida pelo público, vem sendo estudada por suas propriedades benéficas à saúde.

ANÚNCIO

Riqueza em Vitaminas

De acordo com estudos recentes, a mama-cadela apresenta altas concentrações de vitamina A, fibras e carotenoides.

Ela é um importante aliado para a saúde ocular, o fortalecimento do sistema imunológico e o bom funcionamento do intestino.

A nutricionista e professora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Grazieli Pascoal, destaca que a falta de informações sobre a composição nutricional dessa fruta motivou sua pesquisa de pós-doutorado, voltada para a valorização de frutos nativos subaproveitados.

ANÚNCIO

Estudos científicos

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP conduziu pesquisas e analisou amostras da fruta, coletando-as em Uberlândia e transportando-as para São Paulo. Os testes laboratoriais confirmaram que a mama-cadela é uma excelente fonte de vitamina A e C.

Tais vitaminas são essenciais para a visão, a imunidade e a absorção de ferro, além de fibras que favorecem a digestão e a saúde intestinal.

O Journal of the Brazilian Chemical Society divulgou os resultados, e a 24ª Semana Farmacêutica de Ciência e Tecnologia da USP os apresentou.

ANÚNCIO

No evento, a professora de Uberlândia recebeu menção honrosa.

Valorização de alimentos nativos

Segundo o Ministério da Saúde, a deficiência de vitamina A pode comprometer diversas estruturas epiteliais, especialmente os olhos, além de impactar o crescimento e a manutenção das mucosas. Uma porção da fruta equivale a aproximadamente um quarto de laranja, suprindo até 18% da necessidade diária de vitamina C para mulheres adultas.

Diante desse potencial, a pesquisadora destaca a importância de promover políticas públicas para incentivar o cultivo e a comercialização da mama-cadela. Atualmente, a baixa demanda faz com que pequenos agricultores priorizem cultivos mais rentáveis.

Paralelamente, Grazieli participa do desenvolvimento da Tabela de Composição de Alimentos Regionais e da Biodiversidade Brasileira.

O trabalho é realizado em parceria com o Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários (Cieps) da UFU. O projeto visa catalogar alimentos nativos do Cerrado e estimular sua inclusão na alimentação cotidiana dos brasileiros.

Compartilhe este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Nenhum comentário Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANÚNCIO

Leia também:

Prefeitura de Uberlândia multa Autotrans por atraso no pagamento de motoristas

Carlos Cravinhos
Carlos Cravinhos
9 de março de 2026, 12:29

Minas Gerais libera parcelamento do IPVA 2026 em até 12 vezes no cartão

Carlos Cravinhos
Carlos Cravinhos
6 de março de 2026, 12:25

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 50 milhões; aposta de Uberlândia acerta a quina

Carlos Cravinhos
Carlos Cravinhos
6 de março de 2026, 10:53
- ANÚNCIO -
Bem-vindo de volta!

Conecte-se à sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?