A cidade de Uberlândia alcançou o topo do saneamento básico brasileiro com uma iniciativa sustentável de destaque. Isso porque o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) garantiu a primeira colocação na 29ª Exposição de Experiências Municipais em Saneamento. Vale destacar que o evento ocorreu durante o congresso da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), sediado em Caxias do Sul (RS).
Nesse sentido, o projeto vencedor, batizado de “Recicla UDI”, foca na economia circular e no gerenciamento inteligente de resíduos sólidos. Como resultado dessa conquista, o município mineiro consolida sua posição de liderança regional e nacional. Dessa forma, esse avanço serve de inspiração para cidades do Triângulo e Alto Paranaíba, que também buscam aprimorar suas políticas públicas ecológicas.
Destaque nacional em sustentabilidade
De fato, a premiação coroa os esforços da gestão municipal em integrar inclusão social e preservação ecológica. A equipe do Dmae apresentou o modelo de governança local no congresso, evidenciando como a reciclagem gera valor econômico e social para a comunidade.
Além do primeiro lugar, a delegação uberlandense expôs estudos técnicos avançados aos participantes do congresso. Os temas englobaram desde o monitoramento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU até projetos de educação ambiental, como o roteiro lúdico da “Turminha do Cerrado”.
Liderança técnica e debates nacionais
Os representantes da autarquia, incluindo o diretor-geral Rodrigo Sávio Lacerda, o diretor-adjunto Lucas José de Oliveira e o coordenador de resíduos sólidos Arthur Rosa, participaram ativamente dos debates sobre o Novo Marco Legal do Saneamento.
Rodrigo Sávio Lacerda integrou uma mesa-redonda para discutir a expansão do esgotamento sanitário em âmbito nacional. O gestor enfatizou a relevância de compartilhar as conquistas da cidade no cenário nacional.
“É uma honra trazer esse prêmio para Uberlândia, pois trata-se de reconhecimento nacional que reforça a qualidade do trabalho desenvolvido pelo Dmae e o compromisso da nossa cidade com a sustentabilidade e a inovação no saneamento.”, celebrou o diretor-geral.
Portanto, o Dmae reafirma o seu compromisso com a modernização constante dos serviços públicos locais. Essa conquista de relevância internacional posiciona o Triângulo Mineiro na vanguarda do saneamento do país.

