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Regionalzão Notícias > Notícias > Cotidiano > Fiscalização na EPR Triângulo? ALMG discute criação de agência reguladora de transporte
Cotidiano

Fiscalização na EPR Triângulo? ALMG discute criação de agência reguladora de transporte

Redação Geral
Por
Redação Geral
12 de novembro de 2024
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Autonomia para fiscalizar contratos, segurança jurídica e técnica, além da atração de investimentos foram destacados na audiência pública da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), realizada nesta quinta-feira (7).

O debate girou em torno da criação da Agência Reguladora de Transporte do Estado de Minas Gerais (Artemig), prevista no Projeto de Lei (PL) 2.967/24, de autoria do governador Romeu Zema.

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Objetivo

O projeto aguarda parecer da Comissão de Constituição e Justiça e propõe a criação da Artemig como uma autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra).

A agência será responsável por regular e fiscalizar contratos de infraestrutura rodoviária, aeroportuária, hidroviária e ferroviária no estado, especialmente os prestados pela iniciativa privada.

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A deputada Maria Clara Marra (PSDB), vice-presidente da comissão e autora do requerimento da audiência, apoiou a criação da agência.

“É fundamental que o órgão tenha autonomia para fiscalizar as concessões em Minas Gerais, garantindo transparência e cumprimento dos contratos”, afirmou.

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Rodovias no Triângulo

Durante a reunião, a situação das rodovias estaduais pedagiadas pela EPR Triângulo, no Triângulo Mineiro, também foi discutida.

A região enfrenta diversos problemas nas estradas, que recentemente tiveram reajuste de 4,72% nas tarifas de pedágio.

A tarifa base para carros de passeio subirá de R$ 12,70 para R$ 13,30, e para motocicletas, motonetas e bicicletas motorizadas, de R$ 6,35 para R$ 6,65.

Urgência

De acordo com os deputados, a criação da Artemig é urgente devido à quantidade de contratos de concessões e Parcerias Público-Privadas (PPP) em andamento no estado.

Minas Gerais conta atualmente com 10 contratos vigentes, somando R$ 20,5 bilhões em investimentos. Outros sete contratos estão em fase de estruturação, o que pode dobrar esses números.

Segurança e fiscalização

Para o deputado Rodrigo Lopes (União), a criação da agência reguladora traz segurança para todos os envolvidos.

“O órgão dará segurança ao governo, às concessionárias e aos usuários. Assim, todos saberão a quem recorrer em caso de problemas nas concessões”, disse.

Impacto financeiro

Por outro lado, o deputado Professor Cleiton (PV) levantou preocupações sobre o impacto financeiro da criação da Artemig.

Segundo ele, o governo não pode criar despesas para o estado neste momento, o que seria ilegal.

Ele também alertou que a proposta poderia levar ao sucateamento do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG).

O governo tem pressa em criar a Artemig devido ao aumento dos contratos de infraestrutura no estado.

A criação da agência é vista como uma medida estratégica para garantir maior eficiência e transparência na gestão dos recursos públicos destinados às obras e serviços concedidos à iniciativa privada.

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