Na última quinta, 20, representantes do Governo de Minas acompanharam, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, o início das operações na BR-262. A rodovia é estratégica para o escoamento da produção agropecuária do estado. A via, conhecida como Rota do Zebu, está sob a gestão da concessionária Way-262.
A BR-262 liga Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a Uberaba, e atravessa 20 municípios, desempenhando um papel crucial no transporte de produtos agropecuários. A pecuária de corte e o desenvolvimento do melhoramento genético do gado zebu reconhecem a região.
“A BR-262 é fundamental para o desenvolvimento do Alto Parnaíba e do Triângulo Mineiro. Essas são algumas das regiões mais ricas de Minas Gerais. Por isso, o início desta operação é um marco importante para todos nós”, declarou o vice-governador Mateus Simões.
A concessionária Way-262 apresentou, no evento, o plano de melhorias para os 438,9 quilômetros da rodovia, com foco em ações imediatas que irão beneficiar 4,4 milhões de pessoas. A expectativa é otimizar ainda mais o fluxo diário de 74 mil veículos com as reformas propostas.
Melhorias no traçado e infraestrutura em concessão do Governo de Minas
O contrato de concessão prevê uma série de melhorias, incluindo 44,3 quilômetros de duplicação, 168,8 quilômetros de faixas adicionais e 3,63 quilômetros de vias marginais. A correção do traçado em dois pontos críticos também está prevista. Além disso, a obra incluirá a construção de dez viadutos, uma passagem subterrânea, 17 passarelas, uma rampa de escape e um Ponto de Parada e Descanso.
O projeto também abrange a instalação de cem pontos de ônibus, 17 barreiras antirruído e três passagens de fauna, além de nove caixas para contenção de produtos perigosos, com o objetivo de aumentar a segurança e melhorar a infraestrutura da rodovia.
Investimentos e geração de empregos
A concessionária Way-262 investirá R$ 8,5 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão, com R$ 4,4 bilhões destinados a obras de infraestrutura e R$ 4,1 bilhões para a operação da rodovia e atendimento aos usuários. Estima-se que mais de 62 mil empregos, diretos e indiretos, sejam gerados ao longo do trecho concedido.
Provias e o Governo de Minas
O Governo de Minas também segue com o plano de obras rodoviárias no estado. Em agosto de 2024, Mateus Simões anunciou a continuidade das obras de pavimentação da MGC-455. O trecho vai da ponte do Rio Cabaçal até Campo Florido, com 53,04 quilômetros de extensão. Este segmento completará a ligação entre Uberlândia e Campo Florido, além de ser acesso direto à BR-262. O investimento estimado para esta obra é de R$ 200 milhões, fazendo parte do Provias.
Apoio e acompanhamento do Governo de Minas
O Governo de Minas acompanha de perto todas as melhorias nas rodovias federais que cortam o estado. Em fevereiro, o governador Romeu Zema participou da apresentação do plano de ação para os primeiros cem dias de trabalho do contrato de concessão da BR-381, que ligará Belo Horizonte a Governador Valadares e beneficiará 21 cidades mineiras.
No início deste mês, Zema acompanhou o início das operações da Via Cristais, concessionária responsável pela BR-040, no trecho de quase 600 quilômetros entre Belo Horizonte e Cristalina (GO). O governador se comprometeu a apoiar as obras e reafirmou o empenho do Governo de Minas para garantir a execução das melhorias.
Com essas iniciativas, o Governo de Minas reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do estado, por meio de investimentos em infraestrutura que visam não apenas melhorar o transporte, mas também impulsionar a economia e gerar empregos.
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