O jurista João Grandino Rodas tomará posse como membro da Academia Brasileira de Letras Jurídicas (ABLJ). A solenidade acontecerá na próxima segunda-feira, 7 de abril, no Rio de Janeiro. A cerimônia ocorrerá no plenário do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), a partir das 17h.
Reconhecido nacional e internacionalmente por sua trajetória acadêmica e jurídica, Rodas tem ligação com Uberlândia. Eles fez participações em congressos, seminários e palestras promovidas pela UFU e por instituições locais da área do Direito.
O jurista ocupará a Cadeira nº 14 da ABLJ, sucedendo o professor Miguel Reale Júnior. A saudação oficial será feita pelo também acadêmico Ives Gandra da Silva Martins.
Carreira de destaque e presença em Uberlândia
Ex-reitor da Universidade de São Paulo (USP), João Grandino Rodas foi diretor da Faculdade de Direito do Largo São Francisco e teve forte atuação no Ministério das Relações Exteriores e em organismos internacionais.
Em Uberlândia, diversas entidades jurídicas, incluindo a OAB local e o Ministério Público, já convidaram Rodas, que contribuiu com reflexões sobre temas como direito constitucional, relações internacionais e ética na magistratura.
Sua posse na ABLJ reforça o prestígio da academia e representa, também, um reconhecimento indireto à importância do interior do Brasil na formação jurídica nacional.