Mais de 40 Mil contribuintes ignoram prazo do IRPF em Uberlândia e Uberaba

Prazo final para envio da declaração de Imposto de Renda passou e milhares de contribuintes nas duas cidades mineiras podem enfrentar multas.

Lorena Marques
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Mais de 40 mil contribuintes em Uberlândia e Uberaba não entregaram a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) dentro do prazo, que terminou na última sexta-feira, 30 de maio. Essa omissão pode gerar uma multa mínima de R$ 165,74. Em Uberlândia, 30 mil pessoas deixaram de declarar seus bens, o que representa 12,7% do total esperado pela Receita Federal. Já em Uberaba, cerca de 14 mil contribuintes não enviaram a documentação, correspondendo a 13,4% do previsto.

A Receita Federal alertou que a multa por atraso ou não declaração do IRPF é de 1% ao mês ou fração de atraso. O valor é limitado a 20% do imposto devido, com a multa mínima de R$ 165,74 para todos os contribuintes obrigados a declarar, mesmo que não haja imposto a pagar. O prazo para a contagem da multa começa no dia seguinte ao término do prazo de entrega. Quem não declarar e não pagar a multa pode ter o valor deduzido de futuras restituições, com acréscimos legais. É importante que os contribuintes fiquem atentos aos prazos e cumpram as obrigações fiscais. A omissão na entrega do IRPF pode acarretar sérias consequências legais e financeiras.

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário