A Prefeitura de Uberlândia protocolou um documento na audiência pública da ANTT defendendo que a modernização do Anel Viário Ayrton Senna (LMG-749) e trechos urbanos das BRs 365 e 050 seja feita sem cobrança de pedágio.
A proposta, entregue pelo prefeito Paulo Sérgio e pelo secretário de Infraestrutura Guilherme Marques, argumenta que a falta de modernização do Anel Viário tem causado congestionamentos, desgaste acelerado do pavimento e aumento no número de acidentes. A solicitação é para que essas melhorias sejam incluídas no contrato de concessão da Ecovias do Cerrado, mas sem custo para os motoristas.
“A reestruturação desses trechos é essencial para melhorar o tráfego e a segurança viária em Uberlândia. Nosso objetivo é garantir as melhorias necessárias sem que a população tenha que pagar por pedágios urbanos”, destacou Guilherme Marques.
Obras e melhorias propostas para modernização do Anel Viário
A proposta da Prefeitura prevê diversas melhorias para infraestrutura viária, incluindo:
- Duplicação total do Anel Viário, para ampliar a capacidade e reduzir congestionamentos.
- Recuperação e revitalização do pavimento, melhorando a trafegabilidade.
- Construção e ampliação de pontes e viadutos, interligando bairros e melhorando o fluxo viário.
- Instalação de iluminação LED, garantindo mais segurança no tráfego noturno.
Além de beneficiar a mobilidade urbana, a modernização do Anel Viário sem pedágio visa criar uma alternativa eficiente para o tráfego pesado. A obra vai desviar caminhões do centro da cidade e reduzindo o impacto no trânsito local.
Consulta pública e relação com o pedágio Free Flow
O contrato de concessão da Ecovias do Cerrado está em fase de consulta pública até 21 de março. A proposta da Prefeitura busca garantir que as melhorias aconteçam sem a imposição de novas tarifas para os motoristas.
Essa iniciativa acontece no mesmo momento em que a ANTT discute a possibilidade de implementar o pedágio eletrônico Free Flow em trechos urbanos das BRs 365 e 050. A medida gerou ampla repercussão e críticas de parlamentares e da população. Saiba mais sobre essa polêmica no Regionalzão 👉 Leia aqui
A Prefeitura reforça que sua proposta não envolve cobrança de pedágio urbano e que seguirá dialogando com a ANTT para garantir que a infraestrutura de Uberlândia seja modernizada sem custos extras para os cidadãos.