A Páscoa de 2025 chega com um impacto direto no bolso dos uberlandenses. Uma pesquisa do Centro de Pesquisas Econômico-Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (CEPES/UFU), divulgada nesta quinta-feira (10), aponta um aumento significativo nos preços dos produtos típicos da data, como ovos de Páscoa, chocolates e pescados.
De acordo com o levantamento, todas as categorias de chocolates e faixas de peso de ovos de Páscoa registraram alta em relação a 2024. Além disso, todos os tipos de peixes pesquisados também apresentaram aumento nos preços.
Impacto no bolso do consumidor
O aumento generalizado nos preços dos produtos da Páscoa deve impactar o bolso dos consumidores em 2025. A pesquisa do CEPES/UFU revela que os ovos de Páscoa de chocolate amargo foram os que mais encareceram, com aumento de quase 27% em algumas categorias. O bacalhau, outro item tradicional da celebração, também ficou mais caro, com alta de 9,92%.
Alternativas para economizar
Para quem busca alternativas para economizar, a pesquisa do CEPES/UFU aponta que os filés de tilápia e merluza tiveram aumentos mais modestos, de 0,51% e 1,54%, respectivamente.
A pesquisa completa está disponível no site do IERI/UFU, no endereço http://www.ieri.ufu.br/cepes.