O papa Leão XIV nomeou, nesta quinta-feira, 22, Dom Valter Magno de Carvalho como novo bispo da Diocese de Ituiutaba. A nomeação é a primeira feita pelo pontífice para o Brasil desde o início de seu papado.
Dom Valter ocupava, desde 2021, o cargo de bispo auxiliar de Salvador. O cardeal Dom Sérgio da Rocha, arcebispo da capital baiana e primaz do Brasil, anunciou a mudança.
Dom Valter, natural de Itamarandiba (MG), tem 52 anos e recebeu a ordenação episcopal em fevereiro de 2021. Na Arquidiocese de Salvador, esteve à frente de diferentes áreas pastorais, como o Setor Juventude, a Pastoral da Comunicação, a Comissão Arquidiocesana de Diáconos, a Pastoral Presbiteral e pastorais sociais.
Seu lema episcopal é In Verbo Tuo (“Em atenção à Tua palavra”), expressão que, segundo ele, norteia sua missão na Igreja. Em pronunciamento após a nomeação, Dom Valter afirmou que se inspirou, durante sua atuação na Bahia, nos exemplos de Santa Dulce dos Pobres, primeira santa nascida no Brasil.
A Arquidiocese de Salvador agradeceu, em nota, o trabalho prestado por Dom Valter e destacou sua colaboração com Dom Sérgio na condução da Igreja local. A posse canônica será realizada no dia 2 de agosto em Ituiutaba.


