O mercado de condomínios de galpões industriais e logísticos segue em ritmo acelerado no Brasil, com destaque para operações em Uberlândia, que tem se consolidado como um dos principais polos logísticos do país.
De acordo com prévia das estatísticas da consultoria Newmark para o terceiro trimestre, a absorção bruta nacional alcançou 1,14 milhão de metros quadrados, elevando o total acumulado de 2025 para 3,3 milhões de metros quadrados, o equivalente a 62% do volume absorvido em todo o ano de 2024. O estado de São Paulo mantém a liderança em novas ocupações, mas cidades do interior e do Triângulo Mineiro ganham cada vez mais espaço no mapa da logística.
Uberlândia aparece entre os principais destinos de novos contratos firmados pela Shopee, que assinou operações que somam cerca de 112 mil metros quadrados em cidades como Uberlândia, Betim (MG), Franco da Rocha (SP), Campinas (SP) e Esteio (RS). A expansão reflete a estratégia da empresa de fortalecer sua rede de distribuição, aproveitando a localização estratégica de Minas Gerais e sua infraestrutura de transporte para o escoamento de mercadorias.
O levantamento da Newmark mostra que o setor de serviços lidera as transações no trimestre, respondendo por 42% das novas ocupações — com destaque para logística e transportes. Em seguida vêm o comércio (40%), impulsionado pelo e-commerce, e a indústria (18%).
Além da Shopee, a DHL firmou contrato de aproximadamente 100 mil metros quadrados em Jundiaí (SP), enquanto a Amazon fechou locação de 67 mil metros quadrados em Brasília (DF).
Com os novos contratos, a Shopee já ultrapassou 1 milhão de metros quadrados ocupados em condomínios logísticos no país, aproximando-se do Mercado Livre, que segue como líder no segmento, com cerca de 3 milhões de metros quadrados locados.
O avanço reforça a tendência de descentralização da infraestrutura logística no Brasil, com Uberlândia despontando como eixo estratégico entre Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste — e se consolidando como uma das principais bases de distribuição para o comércio eletrônico nacional.


