Simulado de múltiplas vítimas mobiliza forças de segurança e saúde em Uberlândia

Saiba detalhes sobre o simulado de múltiplas vítimas e o Fórum de Urgência e Emergência em Uberlândia

Adelino Júnior

Até sábado (6), Uberlândia sedia um dos maiores treinamentos integrados de preparação para incidentes com múltiplas vítimas já realizados na região. O evento reúne equipes do SAMU, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, autoridades de saúde, faculdades de Medicina (UFU, IMEPAC e FAMEU) e diversos cursos da Universidade Federal de Uberlândia. O objetivo é unificar protocolos, compartilhar conhecimentos e fortalecer a rede de urgência e emergência do Triângulo Mineiro.

A localização estratégica de Uberlândia, segundo maior município de Minas Gerais e ponto de entroncamento de importantes rodovias, torna o simulado essencial para capacitar profissionais e estudantes para cenários críticos de atendimento rápido, seguro e eficiente, especialmente em casos de alta complexidade.

Foto: Comunica UFU

Fórum discute desafios e práticas em urgência e emergência

O IV Fórum de Urgência e Emergência e Simulado de Incidente com Múltiplas Vítimas ocorre entre os dias 4 e 5 de dezembro nos anfiteatros 2A e 8C da UFU, no Campus Umuarama. A coordenação geral é da professora Tânia Mendonça, diretora da Faculdade de Medicina. A concepção do evento, desde as edições anteriores, é do professor convidado da USP de Bauru, Gerson Alves.

Para Tânia Mendonça, a iniciativa é decisiva na formação dos estudantes. “Atividades como estas integram teoria e prática de forma imersiva e intensiva, desenvolvendo competências técnicas, tomada de decisão sob pressão, trabalho em equipe multidisciplinar e aplicação real de protocolos de atendimento a desastres”, afirma. “Isso prepara os estudantes de maneira excepcional para os desafios futuros da vida profissional.”

A programação inclui oficina de moulage, técnica de maquiagem que simula ferimentos, e mesas-redondas com especialistas reconhecidos nacionalmente em gestão de emergências, desastres e atendimentos de alta complexidade.

Hospitais, especialistas e entidades reforçam colaboração regional

Equipes do Hospital de Clínicas da UFU (HC-UFU/Ebserh), referência em média e alta complexidade para Uberlândia e 26 municípios, também integram o fórum. Na sexta-feira (5), Ítala Reis Alvarenga, chefe do Setor de Paciente Crítico do Hospital, conduzirá a mesa “Óbitos na urgência, morte encefálica e doação de órgãos: desafios éticos, legais e assistenciais”.

No dia do simulado, o HC-UFU será responsável pelo fluxo hospitalar das vítimas, desde o acolhimento até o encaminhamento aos setores de urgência e emergência.

O gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital, Gustavo Ralmondi, destaca que o simulado permite uma avaliação profunda das rotinas de cuidado. “É um momento de reflexão crítica sobre processos, fluxos e protocolos assistenciais. Assim, aprimoramos nossas práticas e fortalecemos o trabalho em rede, melhorando comunicação, parcerias e o manejo das situações críticas”, afirma.

A concessionária Aena Brasil, que administra o Aeroporto de Uberlândia e lidera a edição 2025 do simulado, fornece estrutura e logística para a atividade e participará da abertura do fórum, orientando sobre prevenção e atendimento a acidentes aéreos.

A Secretaria Municipal de Saúde promoverá palestras sobre linhas de cuidado, atendimento pré-hospitalar, emergências clínicas e o funcionamento da Central de Regulação, em atividade mediada por César Augusto Soares Nitschke, referência nacional pela implantação do SAMU regionalizado em Santa Catarina.

Representantes da FAMEU e da IMEPAC também estarão presentes na abertura e em mesas técnicas sobre hospitais de referência e trabalho colaborativo no atendimento a desastres.

Simulado no aeroporto encerra programação

O ponto alto do evento será o simulado realístico de incidente com múltiplas vítimas, no sábado (6), no Aeroporto de Uberlândia. A atividade, restrita aos participantes e instituições da rede de atendimento, contará com encenação de acidente aéreo, mobilizando estudantes dos cursos de Direito, Psicologia, Jornalismo e diversas áreas da saúde, além de equipes de assistência, segurança e logística.

As inscrições para oficina e fórum, destinadas a alunos das instituições participantes, já foram totalmente preenchidas.

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário