
A Prefeitura de Uberlândia participará da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorre em Belém (PA), levando ao evento internacional as experiências e resultados da Política Municipal de Educação Ambiental.
A apresentação será realizada nesta sexta-feira (14), a partir das 8h, durante uma mesa-redonda no auditório do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). O encontro é aberto ao público, não exige inscrição prévia e emitirá certificado de participação.
A atividade será transmitida globalmente, a partir das 9h, por meio da plataforma digital Maloca, criada para ampliar a presença de governos e organizações que não estão fisicamente em Belém. O ambiente virtual permite que usuários criem avatares personalizados, circulem por espaços interativos e conversem em tempo real com outros participantes da conferência.
Segundo o prefeito Paulo Sérgio Ferreira, a participação de Uberlândia na COP30 reforça o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento sustentável.
Uberlândia tem se destacado pela integração entre poder público, escolas, empresas e sociedade civil nas práticas de educação e preservação ambiental. Estar presente na COP30 é uma forma de mostrar ao mundo o que estamos construindo aqui, com diálogo, inovação e responsabilidade com o futuro”, afirmou.
O evento contará com representantes de diferentes secretarias e órgãos municipais — entre eles, o Dmae, a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (SMGAS). A mediação será do jornalista Maurício Ricardo.
Durante a mesa-redonda, serão apresentados projetos como o Programa Escola Água Cidadã (Peac), o Selo Escolas Sustentáveis, as Salas Verdes e outras iniciativas que têm promovido o engajamento da comunidade na preservação ambiental. O público também poderá participar de momentos de interação e debates sobre os avanços e desafios das políticas de sustentabilidade em Uberlândia.
A Maloca, plataforma que hospeda o evento, foi desenvolvida para conectar instituições e participantes da COP30 em um ambiente virtual imersivo. Além da navegação em tempo real, o sistema oferece tradução simultânea com apoio de inteligência artificial, disponibilizando conteúdo em português e nos seis idiomas oficiais da ONU, inglês, francês, espanhol, russo, árabe e chinês.
O acesso à Maloca é gratuito e pode ser feito mediante cadastro prévio pelo site https://www.routetobelem.com/maloca


