A Prefeitura de Uberlândia encerra neste domingo, dia 30 de novembro, o prazo para as inscrições escolares 2026 na rede municipal de ensino e na concorrida Escola Municipal Cidade da Música. O procedimento, que começou no dia 18, é realizado gratuitamente e de forma online. Os responsáveis devem acessar o Portal da Prefeitura, no endereço eletrônico, através do link “Inscrição Escolar“. É importante ressaltar que a inscrição não garante a vaga, mas é o primeiro passo para o processo seletivo.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) unificou o processo, incluindo as vagas das escolas municipais urbanas e das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) parceiras. Esta integração otimiza o planejamento da rede, centraliza a base de dados e evita que um estudante se inscreva em mais de uma unidade simultaneamente.
Para completar o cadastro, os responsáveis precisam ter em mãos documentos como certidão de nascimento ou Carteira de Identidade do candidato, CPFs do candidato e do responsável, além de um comprovante de endereço atualizado. Também são solicitados o nome da escola ou OSC pretendida, ano de escolaridade e o turno de preferência.

Quem deve se inscrever?
- Candidatos a vagas em escolas municipais urbanas.
- Candidatos a vagas nas Organizações da Sociedade Civil (OSCs) parceiras da SME.
- Candidatos a vagas na Escola Municipal Cidade da Música.
É importante destacar que não precisam se inscrever os alunos que já estudam na rede e vão permanecer na mesma escola urbana (se houver continuidade de estudos), nem os candidatos para a zona rural e para o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) noturno.
Quem não possui acesso à internet pode procurar qualquer escola municipal urbana ou OSC parceira para realizar o cadastro, seguindo o horário de atendimento da unidade.
Resultados e matrículas
Os pais, responsáveis ou os próprios alunos têm a total responsabilidade de acompanhar a divulgação dos resultados. A lista de classificação deve ser publicada no dia 9 de dezembro. A consulta estará disponível nas próprias escolas e também pelo Portal da Prefeitura, no mesmo link de Inscrição Escolar. Não haverá nenhuma outra forma de contato, como por telefone, para informar sobre a contemplação da vaga.
Os estudantes contemplados deverão efetivar suas matrículas entre os dias 12 e 18 de dezembro. Se o candidato não comparecer para realizar a matrícula dentro deste período, ele perderá automaticamente o direito à vaga.
Vagas na Escola Cidade da Música
A Escola Municipal Cidade da Música, conhecida por sua excelência em educação artística, também está com inscrições abertas no mesmo prazo e sistema. São oferecidos cursos variados, como Canto Coral (infantojuvenil e adulto), Teatro, Dança-teatro, Desenho, Flauta Doce, Guitarra, Viola Caipira, Violão, Percussão e Teclado.
Para a Escola Cidade da Música, haverá um sorteio público para preenchimento e lista de espera. O sorteio está marcado para o dia 5 de dezembro, às 14 horas, na sede da Escola (Rua das Juritis, 1.315, bairro Cidade Jardim). O resultado, assim como o das escolas regulares, será publicado no dia 9 de dezembro, no Portal da Prefeitura.
A Instrução Normativa 004/2025 detalha todas as exigências e cursos disponíveis. As matrículas dos contemplados também ocorrem de 12 a 18 de dezembro.


