O número de casamentos entre pessoas do mesmo sexo em Uberlândia cresceu 466,6% entre 2013 e 2024, segundo dados das Estatísticas do Registro Civil do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O avanço ocorre desde a decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que, em 2013, garantiu o direito ao casamento civil para a população LGBTQIA+ em todo o país.
Apenas em 2024, os registros de uniões homoafetivas na cidade aumentaram 22,9% em relação ao ano anterior. Foram contabilizados 102 casamentos, ante 83 em 2023. No ano da legalização, em 2013, Uberlândia havia registrado 18 casamentos desse tipo.
Os números consideram exclusivamente informações oficiais repassadas pelos Cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais, metodologia adotada pelo IBGE para a consolidação das estatísticas nacionais.
O crescimento é puxado, principalmente, pelos casamentos entre cônjuges femininos. Em 2024, foram 67 uniões entre mulheres, alta de 45,6% na comparação com 2023, quando houve 46 registros. Em relação a 2013, quando foram contabilizados 10 casamentos, o aumento acumulado chega a 570%.
Entre os cônjuges masculinos, houve leve recuo em 2024 na comparação com o ano anterior. Foram 35 casamentos entre homens, ante 37 em 2023. Apesar da redução pontual, a série histórica indica crescimento expressivo desde 2013, quando a cidade registrou oito uniões, o que representa alta de 337,5% no período.

