Logomarca do regionalzão, Branca com faixa laranja por baixo Logomarca do regionalzão, Branca com faixa laranja por baixo
  • ÚLTIMAS
  • CIDADES
    • UBERLÂNDIA
    • UBERABA
    • ITUIUTABA
    • ARAGUARI
  • PODER
  • ECONOMIA
  • AGRO
  • ESPORTES
  • OCORRÊNCIAS
  • COLUNISTAS
    • ADELINO JÚNIOR
    • ELÓI NAVES
    • ISMAR GOMES
    • JAIRO SILVA
    • CINDHI BELAFONTE
    • CRISTIANE GUIMARÃES
    • FABIANA BARCELOS
    • IGOR CASTANHEIRA
    • SIDNEY MORAES
  • CONTATO
    • FALE CONOSCO
    • ANUNCIE
    • SOBRE O REGIONALZÃO
Regionalzão – Maior portal do interior de MinasRegionalzão – Maior portal do interior de Minas
  • Últimas
  • Uberlândia
  • Ituiutaba
  • Uberaba
  • Araguari
Buscar...
  • ÚLTIMAS
  • CIDADES
    • UBERLÂNDIA
    • UBERABA
    • ITUIUTABA
    • ARAGUARI
  • PODER
  • ECONOMIA
  • AGRO
  • ESPORTES
  • OCORRÊNCIAS
  • COLUNISTAS
    • ADELINO JÚNIOR
    • ELÓI NAVES
    • ISMAR GOMES
    • JAIRO SILVA
    • CINDHI BELAFONTE
    • CRISTIANE GUIMARÃES
    • FABIANA BARCELOS
    • IGOR CASTANHEIRA
    • SIDNEY MORAES
  • CONTATO
    • FALE CONOSCO
    • ANUNCIE
    • SOBRE O REGIONALZÃO
Siga-nos
  • Últimas
  • Uberlândia
  • Ituiutaba
  • Uberaba
  • Araguari
© [2026] Regionalzão Notícias. Todos os direitos reservados.
- ANÚNCIO -
Regionalzão – Maior portal do interior de Minas > Notícias > Cotidiano > Uberlândia: Vigilância Sanitária interdita lote de arroz por presença de agrotóxico proibido
Cotidiano

Uberlândia: Vigilância Sanitária interdita lote de arroz por presença de agrotóxico proibido

Análise fiscal detectou resíduos de acefato no produto; substância não é permitida para a cultura do arroz e lote deve ser recolhido

Carlos Cravinhos
Por
Carlos Cravinhos
Publicado 26 de janeiro de 2026, 10:57
Compartilhar

A DVA (Diretoria de Vigilância em Alimentos) de Minas Gerais determinou, no sábado (24), a interdição cautelar de um lote de arroz integral da marca Cocal Miri. A medida foi tomada após a detecção de resíduos de acefato, um agrotóxico cuja utilização não é autorizada para a cultura do arroz no Brasil.

ANÚNCIO

A decisão foi publicada no diário oficial do estado e tem base em um laudo de análise fiscal que apontou risco de agravo à saúde da população.

O produto interditado é o arroz integral parboilizado, classe longo fino, tipo 1. Consumidores que tenham adquirido o produto devem verificar a embalagem para conferir a numeração do lote afetado.

Foto: Agência Brasil

Dados do produto interditado

  • Marca: Cocal Miri
  • Produto: Arroz integral parboilizado (subgrupo integral, classe longo fino, tipo 1)
  • Lote: 1645-412P
  • Data de Validade: 05/09/2026
  • Fabricante: Cocal Cereais Ltda. (Uberlândia/MG)

De acordo com o termo de interdição (DVA SVS nº 131745427/2026), a análise laboratorial encontrou 0,010 mg/kg de acefato no alimento. Embora a quantidade pareça pequena, a legislação brasileira, através da Resolução RDC nº 571/2021 da Anvisa, proíbe a presença de qualquer resíduo desta substância específica no cultivo de arroz, o que torna o produto impróprio para consumo.

ANÚNCIO

O acefato é um inseticida organofosforado utilizado em diversas culturas agrícolas, mas seu uso deve seguir estritamente as monografias autorizadas pela Anvisa. O consumo de alimentos com resíduos de agrotóxicos não permitidos ou acima do limite máximo pode acarretar riscos de intoxicação aguda ou crônica.

O que diz a legislação

A medida de interdição cautelar visa interromper imediatamente a circulação do produto no mercado para evitar riscos à saúde pública. A fabricante, Cocal Cereais Ltda., sediada no bairro Tibery, em Uberlândia, deve recolher o lote especificado dos pontos de venda.

A ação é parte do monitoramento constante realizado pelos órgãos de vigilância sanitária estaduais para garantir a segurança alimentar e o cumprimento das normas de resíduos de pesticidas em alimentos.

ANÚNCIO

Nota oficial

A COCAL CEREAIS LTDA. (COCAL ALIMENTOS) informa que tomou conhecimento na data de hoje (26/01/2026), por meio de publicação em Diário Oficial e de reportagem veiculada no portal Regionalzão, de notícia envolvendo medida de interdição cautelar referente a um lote específico de produto ARROZ INTEGRAL.

Até o presente momento, a empresa não recebeu qualquer notificação, intimação ou cientificação formal por parte da autoridade sanitária ou de qualquer outro órgão fiscalizatório sobre o referido caso. Ainda assim, por cautela e responsabilidade, a Cocal está em contato com as autoridades competentes para obter as devidas explicações e acesso à documentação técnica e administrativa que embasa a medida noticiada, a fim de adotar, com máxima transparência e segurança, todas as providências eventualmente necessárias.

A Cocal reafirma seu compromisso com a qualidade e a segurança dos alimentos, mantendo rotinas de controle e rastreabilidade e observando rigorosamente as normas sanitárias e regulatórias aplicáveis.

Compartilhe este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
5 Comentários 5 Comentários
  • Mara disse:
    26 de janeiro de 2026, 19:23 às 19:23

    Deveriam verificar o forte cheiro de baratas. Comprei umas duas vezes nunca mais comprei arroz dessa marca que coisa mais norjenta

    Responder
  • Sem identificacao disse:
    26 de janeiro de 2026, 20:24 às 20:24

    Encontrei bichos em sacos de arroz Tio Joao , sacos estavam lacrados covencimento em outubro de 2026. Fiz denúncia na empresa.

    Responder
  • Erlon Moreira Castilho disse:
    27 de janeiro de 2026, 6:49 às 06:49

    Pois é, já foi detectado de onde veio o arroz, qual fazenda queproduziu o arroz, a ANVISA já notificou o fazendeiro e o colocou na cadeia, o que está sendo feito até agora, e o jornal vai encerrar a reportagem ou vai adiante?

    Responder
    • Mirian Rodrigues Vargas disse:
      28 de janeiro de 2026, 2:41 às 02:41

      Nós tbm tinha muito costume de comprar o Cocal Miri, produto Caro ultimamente está péssimo de qualidade odor se Barata Fortíssimo..Não tô comprando mais dele ..A cada dia acabando com a saúde da Família geral ..Tem q ter uma multa e pagar pelo danos,está prejudicando a saúde Lento prazo ..Mto absurdo,acaba com a sua Credibilidade.

      Responder
  • Ana disse:
    27 de janeiro de 2026, 20:28 às 20:28

    Eu também comprei o arroz estava com gosto de chá eu tenho dele aqui

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANÚNCIO

Leia também:

Cartórios de Minas alteram funcionamento no Carnaval 2026; veja horários

Carlos Cravinhos
Carlos Cravinhos
12 de fevereiro de 2026, 15:08

Araguari: Polícia Civil entrega 71 armas ao Exército para destruição

Lorena Marques
Lorena Marques
12 de fevereiro de 2026, 12:09

Uberlândia: corregedoria investiga assédio e desvio de poder na prefeitura

Lorena Marques
Lorena Marques
12 de fevereiro de 2026, 12:09
- ANÚNCIO -
Bem-vindo de volta!

Conecte-se à sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?