O cantor sertanejo Eduardo Costa, 46 anos, que enfrenta um processo movido pela apresentadora Fernanda Lima, negou que o Ministério Público do Rio de Janeiro tenha solicitado sua prisão.
De acordo com informações do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), há um processo em andamento, mas ainda sem desfecho definitivo. Eduardo Costa rebateu rumores sobre uma possível conversão de sua pena de restritiva de direitos para privativa de liberdade.
“Hoje saiu uma matéria falando que fui condenado num processo com a Fernanda Lima. Isso é mentira. Eu fui inocentado há poucos dias, e as pessoas que perderam esse processo soltaram essa fake news para tirar o foco. É conversa para boi dormir”, declarou o cantor, sem apresentar provas.
Entenda o caso
O processo contra Eduardo Costa teve início em 2018, quando ele fez postagens atacando Fernanda Lima após a exibição do programa Amor & Sexo, da TV Globo. Na época, o sertanejo chamou a apresentadora de “imbecil” e disse que a atração era “esquerdista, destinada a bandidos e maconheiros”, além de incentivar seus seguidores a boicotarem o programa.
A apresentadora abordava na edição temas como a luta das mulheres contra o machismo, racismo e homofobia. A postagem do cantor gerou repercussão negativa e resultou em um processo movido por Fernanda Lima.
Na sentença, o juiz Eric Scapim Cunha Brandão destacou que as declarações de Eduardo Costa poderiam incitar o discurso de ódio contra a apresentadora. O sertanejo foi condenado a pagar R$ 70 mil de indenização por danos morais.
Eduardo Costa diz que não mudou de opinião
Nos vídeos recentes, Eduardo Costa afirmou que, apesar da polêmica, mantém o mesmo pensamento sobre o assunto.
“Para falar a verdade com vocês, eu ainda continuo pensando da mesma forma. Mas não faria a mesma exposição que fiz naquela época. A minha linha de raciocínio continua a mesma. Mas a forma de falar eu mudaria, porque fui muito mal-educado”, admitiu o cantor.
Prisão
Até o momento, não há confirmação oficial de que o Ministério Público tenha pedido a conversão da pena de Eduardo Costa para privativa de liberdade. O caso segue em tramitação na Justiça.