Conheça o Tijuco Hub, projeto de empreendedorismo e inovação elaborado pelo Desenvolvimento Econômico

Prefeitura de Ituiutaba fomentar ideias empreendedoras e de inovação através de apoio a startups; projeto envolverá diversos setores para possibilitar que as ideias saiam do papel

0
Anúncio

A Prefeitura de Ituiutaba, através de suas diversas pastas, tem trabalhado intensamente em prol de melhorias para os tijucanos em diversos setores, atendendo a pedidos feitos pela prefeita Leandra. Uma dessas ações é o início do Tijuco Hub, um projeto elaborado pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, que pretende fomentar o empreendedorismo e a inovação, através de startups, na cidade e na região. Clique aqui e acesse conteúdo sobre a economia de Ituiutaba!

O secretário da pasta, Mário Jacob Júnior, explicou que o Hub de Inovação é um espaço voltado, principalmente, para empreendedores criarem serviços ou produtos transformadores. “Empreendedores criam startups com modelos de negócios repetível e escalável, e em muitos casos constroem soluções inovadoras”, disse.

O que é startup?

As startups são caracterizadas por terem custos bastante pequenos em comparação com os lucros que obtêm, e estes costumam crescer exponencialmente. Por exemplo, empresas como Amazon, Apple, Google ou Microsoft começaram em casas ou até mesmo nas garagens de seus fundadores.

Para colocar esse ambiente de inovação em prática em Ituiutaba é necessário propor condições propícias e que ofereçam a oportunidade para P&D (pesquisa e desenvolvimento), de forma a tirar as ideias do papel, contribuindo para o desenvolvimento de negócios digitais com escala local, regional e nacional.

O projeto, que teve início de suas ações nessa semana, envolverá pesquisadores, inovadores e o mundo digital. Através dele, a pasta com o apoio e a parceria de startups, instituições de classe, terceiro setor, educação, empresas e dos governos municipal, estadual e federal, buscará oferecer estrutura para dar andamento nas ações do projeto.

André Barros de Carvalho, chefe da Seção de Empreendedorismo e Inovação, um dos fomentadores do Tijuco Hub, disse que o programa pretende incluir Ituiutaba em novos mercados de negócios digitais, gerando oportunidades e até mesmo o reconhecimento em nível mundial. “Vamos conectar empreendedores a parceiros e soluções para seus projetos. Queremos construir uma comunidade com empreendedores, pesquisadores, inovadores e a tecnologia é fundamental para o desenvolvimento de um novo mundo”, ressaltou o servidor da pasta.

Startups são novos projetos que serão acelerados dentro dos diversos ambientes de trabalho, para que se possa acompanhar o desenvolvimento do processo de cada projeto. “Vamos oferecer espaço para os times iniciantes tirarem suas ideias do papel”, afirmou André.

TIJUCO HUB:

O programa TIJUCO HUB tem como finalidade fomentar o desenvolvimento do empreendedorismo e inovação (startups) em Ituiutaba e região, através de um ambiente propício.

O que é?

Hub de inovação é um espaço voltado principalmente para empreendedores criarem serviços ou produtos transformadores. Empreendedores criam startups com
modelos de negócios repetível e escalável, e em muitos casos construindo soluções inovadoras e disruptivas.

Para o desenvolvimento do ecossistema de inovação de Ituiutaba – MG é necessário um ambiente propício e que ofereça a oportunidade para P&D (pesquisa e desenvolvimento) e tirar as ideias do papel, contribuindo para o desenvolvimento
local, regional e nacional.