O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, afirmou que o governo debate a possibilidade de inclusão dos beneficiários do Auxílio Brasil que fizeram empréstimo consignado no programa ‘Desenrola Brasil’, voltado para a renegociação de dívidas. O tema está em pauta no grupo de trabalho que elabora o programa.
O ex-presidente Jair Bolsonaro liberou, às vésperas da eleição em 2022, empréstimo consignado aos contemplados pelo Auxílio Brasil. A decisão foi alvo de críticas por facilitar o endividamento da população beneficiária do programa social. Por conta disso, a Justiça ordenou a suspensão dos empréstimos.
Ainda segundo o ministro, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará uma auditoria para conferir se todos os beneficiários do programa social, retomado com o nome de Bolsa Família, estão dentro das regras. O pente-fino será feito por meio da análise de dados do Cadastro Único (CadÚnico) e permitirá, por exemplo, identificar o número de famílias aptas a receberem o adicional de R$ 150 por criança com menos de seis anos.


