O presidente Lula anunciará nesta quinta-feira (6) um conjunto de medidas para conter a alta dos preços dos alimentos no Brasil. O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, confirmou a informação e não antecipou detalhes sobre as ações que serão implementadas.
Medidas de Lula contra a inflação
O governo trata o combate à inflação dos alimentos como um dos principais desafios. Para definir estratégias, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que também lidera o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), realizou uma reunião hoje.
Além de Alckmin e Fávaro, participaram do encontro os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário). Também representantes da Fazenda e o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto.
Reunião de Lula com empresários
Antes do anúncio oficial, Lula se reunirá às 14h30 com ministros para revisar as propostas discutidas. Às 15h30, ele receberá empresários do setor de alimentos no Palácio do Planalto, reforçando o diálogo com o mercado para alinhar soluções eficazes.
A Secretaria de Comunicação (Secom), sob comando de Sidônio Palmeira, estuda a melhor estratégia para divulgar as medidas. Palmeira, inicialmente fora da reunião da manhã, recebeu o convite para integrar as discussões, reforçando a importância do tema para o governo.
Safra recorde
A pressão inflacionária gerada pelo aumento dos preços dos alimentos preocupa o governo, especialmente com as eleições de 2026 no horizonte. No entanto, fatores como a safra recorde de grãos deste ano podem contribuir para uma estabilização dos preços nos supermercados.
Outro ponto positivo é a tendência de queda no preço da carne bovina, que pode registrar uma redução de até 10% nos próximos meses, somando-se à baixa de 15% já observada em fevereiro.