A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Escola de Governo, realizou o evento “A força feminina no campo”, um encontro em celebração ao Dia Internacional da Mulher, nesta terça-feira (8). A palestra ocorreu no auditório Cícero Diniz, do Centro Administrativo Municipal, com as convidadas: Vivian W. Einhardt da Silva, psicóloga e Consultora no Safras & Cifras; Samilla Cândida, agrônoma e doutoranda em Fertilidade e Gerente de Geração de Demanda Nutrien; e Geovanna Miranda, advogada membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) e sócia do Miranda Advogados.
A mediação do encontro foi feita pela secretária municipal de Governo e Comunicação, Ana Paula Junqueira. Também participou do evento a secretária municipal de Agronegócio, Economia e Inovação, Thalita Jorge.
Estiveram presentes no evento mulheres e profissionais da área do agronegócio, convidadas especiais, secretárias municipais, empresários da região e autoridades. Na abertura do encontro, o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, além de homenageá-las, ressaltou as ações feitas pelas mulheres em sua gestão e o envolvimento feminino no campo.
“Em todos os meus mandatos, a presença feminina ocupa a maioria ou ao menos 50% da minha equipe. No agronegócio, em geral, a mulher já ocupa 30% do setor, que era predominantemente masculino. E este percentual vai aumentar e outros setores também terão muito mais mulheres devido a determinação, capacidade e a garra delas. E aí sim, com igualdade e mais reconhecimento, teremos muito mais motivo para comemorar”, enfatizou Odelmo.
LIDERANÇA FEMININA
Para a secretária municipal de Governo e Comunicação de Uberlândia, Ana Paula Junqueira, o evento valoriza e destaca a liderança da mulher no campo.
“Não só no Dia Internacional da Mulher, é importante dar visibilidade às conquistas femininas, criar políticas públicas voltadas especialmente a elas. Temos buscado incentivar esta autonomia, com projetos de empoderamento para o mercado profissional, como Ela Segura, programa de segurança alimentar e nutricional, por meio do ‘Fomento Mulher’. Motivamos também, por meio de boas parcerias, a presença delas na produção de tecnologia e ciência, lançamos o aplicativo Salve Maria, que virou exemplo para várias cidades, entre tantas outras ações”, destacou a representante da pasta.
Participando do encontro, estava a convidada Nália Angelica da Fonseca, que elogiou a condução do evento. “É muito bom sentir este destaque, principalmente numa área que ainda estamos conquistando espaço. Faço parte do grupo Mulheres Empreendedoras do agro e fico feliz com esta oportunidade e reconhecimento”, celebrou.