É de praxe: Quaresma chega, preço do ovo sobe. Isso se dá porque, tradicionalmente, o consumo de carne cai nesse período, elevando a procura por ovo, que também é proteína.
Mas, normalmente, após a Páscoa o preço do ovo cai. No entanto, não é bem isso que aconteceu este ano. Segundo dados da USP, o valor da cotação de ovos caiu nas principais praças do país. No entanto, o consumidor continua pagando caro nos mercados.
Segundo a pesquisadora Cláudia Scarpelin, não é possível prever quando a queda na cotação irá refletir no preço final para os consumidores. A valorização do produto nos primeiros meses do ano forçaram o preço final a níveis muito altos.
“Ainda é cedo para a gente traçar com precisão qual vai ser a movimentação do mercado, se essa queda ela vai ser muito acentuada ou vai ser um pouco mais moderada nesse começo aqui após a quaresma. Mas o que a gente observa é que as vendas elas perderam um pouco o ritmo, muito por conta também desse período prolongado de avanço. A população está com o menor poder de aquisição, então diminui o consumo”, complementa.
Custos de insumos encarecem o produto
O diretor técnico da Avimig – Associação dos Avicultores de Minas Gerais – Gustavo Ribeiro, sinalizou que a queda de preços pode não acontecer devido ao encarecimento dos produtos e insumos para a criação das aves.
”Entre os principais, está o encarecimento dos grãos utilizados na produção de ração para as aves, resultado de quebras de safra recentes. Isso elevou significativamente os custos de produção”, afirmou Ribeiro.
*Com informações de O Tempo