O município de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, vai receber um investimento de R$ 140 milhões da empresa japonesa Sumitomo Corporation. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (20/6), durante a passagem da comitiva do Governo de Minas pelo Japão.
O recurso será aplicado na construção de uma unidade de armazenamento e beneficiamento de sementes de soja, que ficará sob a gestão da Agro Amazônia, subsidiária da Sumitomo no Brasil.
A expectativa é que a planta industrial gere dezenas empregos diretos na região. As obras devem ser concluídas até o final deste ano, com previsão de início das operações até o fim de 2026.
O governador Romeu Zema, que lidera a missão internacional, destacou a importância do projeto. “A Sumitomo é uma empresa renomada que vem para somar e ajudar no desenvolvimento de Patos de Minas e de todo o estado. Mostramos hoje o quanto Minas tem potencial e prosperidade para atrair novos investimentos”, afirmou.
O acordo teve articulação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e da Invest Minas, agência de atração de investimentos. Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa, “ver uma empresa japonesa como a Sumitomo escolher Patos de Minas reforça o papel estratégico de Minas Gerais no agronegócio global”.
Além do apoio na obtenção de licenças ambientais, a Invest Minas também intermediou negociações com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e com a Cemig para antecipar o fornecimento de energia elétrica necessário para a nova unidade.
O diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga, comemorou a parceria. “Somos o balcão único do Governo de Minas para facilitar a vida das empresas que desejam investir aqui. No caso da Sumitomo, conseguimos acelerar diversas etapas para viabilizar essa instalação em Patos de Minas”, afirmou.
A Agro Amazônia começou suas atividades em 1983, em Cuiabá (MT), como distribuidora de insumos agropecuários. Desde 2015, a empresa é controlada pela Sumitomo Corporation, um dos maiores conglomerados empresariais do Japão.
Hoje, a Agro Amazônia está presente nas principais regiões agrícolas do Brasil, incluindo Minas Gerais, com foco em tecnologia e expansão de mercado.