Uberlândia, cidade do Triângulo Mineiro, alcançou a 14ª posição no “Ranking das 30 Cidades do Franchising Brasileiro em Faturamento”. A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou o estudo nessa quinta-feira (23). O município mineiro aparece entre os 15 com maior variação positiva na arrecadação, impulsionada fortemente pelo agronegócio e pela expansão de setores como alimentação, estética e serviços.
A força do agronegócio continua como um dos principais motores do franchising no país, segundo a ABF. Dessa forma, cidades com forte vocação agropecuária, a exemplo de Uberlândia, Campo Grande (MS), Londrina (PR) e Cuiabá (MT), também se destacaram no ranking.

Triângulo Mineiro em crescimento contínuo
Antônio Bortoletto, diretor regional da ABF em Minas Gerais, avalia os resultados do estado. “De forma geral, o Triângulo Mineiro está indo super bem“, destaca. Ele explica que grande parte desse sucesso vem do agro, que fomenta a economia. “Onde tem economia forte, evidentemente, você precisa de franquia para atender a população“, complementa Bortoletto.
Além disso, o diretor celebra o histórico positivo: “Minas vem crescendo ao longo dos anos e isso me deixa muito feliz. A gente nunca teve um número negativo de crescimento, pelo contrário. O setor vem crescendo de forma positiva, mesmo com todos os percalços do pós-pandemia“.
Franquias se interiorizam
O levantamento da ABF revela uma descentralização no franchising brasileiro. Das 30 cidades analisadas, 14 são municípios do interior e 16 são capitais. As capitais concentram 76% do faturamento total, no entanto, cidades fora das grandes metrópoles já respondem por 24% do mercado. O interior paulista representa metade desse percentual. As franquias, aliás, estão presentes em 69% dos municípios brasileiros.
O presidente da ABF, Tom Moreira Leite, explica que a expansão para o interior acontece por vários fatores econômicos e estruturais. “O custo operacional mais competitivo, com aluguéis e encargos menores fora das capitais; mercados menos saturados; melhoria da infraestrutura e logística“, são alguns dos pontos levantados.
Ele ainda cita a busca por qualidade de vida de empreendedores e o apoio de políticas locais com incentivos fiscais como fatores que favorecem a interiorização das redes.
Destaques em segmentos e estados
O estudo também indicou os estados com maior crescimento em faturamento, comparando o primeiro semestre de 2025 com o mesmo período de 2024. O Rio Grande do Sul lidera com alta de 33%, seguido por Amapá (27%) e Roraima (18%). O agronegócio aparece como protagonista em seis dos dez estados com melhor desempenho.
Em relação aos segmentos, os que tiveram maior variação positiva no faturamento foram:
- Alimentação – Comércio e Distribuição (23%)
- Saúde, Beleza e Bem-Estar (15%)
- Limpeza e Conservação, Serviços Automotivos e Alimentação – Food Service (12%)
Saúde, Beleza e Bem-Estar lideram a participação total no faturamento (21%). Alimentação – Food Service (20%) e Serviços e Outros Negócios (12%) também se destacam. A inflação controlada e a retomada do poder de compra impulsionaram esses resultados, tornando os negócios apoiados por marcas consolidadas mais atrativos para empreendedores.
As informações são do Portal O Tempo.


