A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) vai desenvolver um amplo estudo sobre Uberlândia e Ituiutaba com o objetivo de produzir diagnósticos que possam subsidiar políticas públicas de planejamento urbano, desenvolvimento regional e melhoria da qualidade de vida da população.
A iniciativa faz parte do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias (INCT/ReCiMe), que reúne pesquisadores de diversas instituições brasileiras para analisar 48 cidades médias do país. O projeto busca compreender como essas cidades têm se transformado econômica, social e urbanisticamente, oferecendo informações que possam orientar decisões do poder público.
Na UFU, os estudos serão conduzidos pelo grupo de pesquisa Observatório das Cidades, sediado em Ituiutaba e coordenado pelo professor Vitor Koiti Miyazaki, do Instituto de Ciências Humanas do Pontal (ICHPO). O núcleo será responsável pelas pesquisas em Uberlândia e Ituiutaba durante todo o desenvolvimento do projeto.
Uberlândia e Ituiutaba no centro das pesquisas
Segundo os pesquisadores, Uberlândia e Ituiutaba exercem papel estratégico no Triângulo Mineiro por funcionarem como polos regionais, concentrando comércio, serviços, educação, saúde e outras atividades que atendem não apenas seus moradores, mas também a população de diversos municípios vizinhos.
O estudo pretende compreender como as mudanças econômicas, demográficas e urbanas vêm impactando essas cidades e quais desafios precisam ser enfrentados para garantir um crescimento mais equilibrado e sustentável.
Levantamento analisará diversos indicadores
Entre os aspectos que serão avaliados estão as desigualdades socioespaciais, a industrialização, o crescimento populacional, a expansão urbana, a mobilidade, as questões ambientais e outros fatores que influenciam diretamente o desenvolvimento das cidades.
Para isso, os pesquisadores utilizarão principalmente bases de dados de instituições públicas, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para elaborar mapas, análises e diagnósticos sobre Uberlândia e Ituiutaba.
Informações poderão apoiar decisões dos gestores
Além da produção científica, um dos principais objetivos do projeto é aproximar a universidade da gestão pública. Os resultados serão apresentados ao longo da pesquisa para prefeituras, associações e outras instituições da região, permitindo que os diagnósticos sejam utilizados no planejamento urbano e na formulação de políticas públicas.
De acordo com o coordenador do projeto na UFU, a expectativa é que as informações produzidas contribuam para melhorar a qualidade de vida da população e auxiliem na definição de prioridades para o desenvolvimento de Uberlândia, Ituiutaba e de outras cidades médias brasileiras.
Rede reúne pesquisadores de todo o país
O INCT/ReCiMe é coordenado por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e reúne especialistas de todas as regiões do Brasil, além de manter cooperação com 11 universidades estrangeiras.
Na UFU, participam das pesquisas estudantes de iniciação científica, graduação, mestrado e doutorado vinculados aos programas de Geografia dos campi de Ituiutaba e Uberlândia, fortalecendo a produção de conhecimento sobre as cidades médias brasileiras.
O projeto também prevê a divulgação periódica dos resultados para gestores públicos e para a sociedade, permitindo que as informações produzidas pela universidade possam servir de base para o planejamento urbano, a formulação de políticas públicas e o desenvolvimento regional.


Ideia bonita, pena que tudo que essa thurma do amor canhoto faz é carregado dessa ideologia fracassada. O viés é péssimo. Que seja engavetado.