O Concurso Nacional Unificado (CNU), edição de 2025, será realizado em 228 municípios brasileiros, incluindo cidades de Minas Gerais como Uberlândia, Uberaba, Ituiutaba, Patos de Minas e Araxá. A informação consta no edital publicado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
As provas objetivas estão previstas para 5 de outubro, com aplicação das 13h às 18h (horário de Brasília). Segundo o governo federal, o objetivo da iniciativa é ampliar a acessibilidade e reduzir custos para os candidatos que disputam vagas no serviço público.
As inscrições já estão abertas e vão até as 23h59 do dia 20 de julho. Ao todo, são oferecidas 3.642 vagas distribuídas entre 32 órgãos federais. A taxa de participação é de R$ 70.
Candidatos que desejarem solicitar isenção do pagamento devem fazer o pedido até o dia 8 de julho. A organização do certame está a cargo da Fundação Getulio Vargas (FGV).
Etapas do concurso
O processo seletivo será dividido em duas etapas. A primeira, sob responsabilidade da FGV, inclui prova objetiva e discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório. Também haverá avaliação de títulos, verificação de cotas e condições especiais, investigação social (para áreas de Justiça e Defesa) e, em alguns cargos, prova oral e defesa de memorial.
A segunda etapa consiste em curso de formação, igualmente eliminatório e classificatório.
Cronograma
- Inscrições: de 2 a 20 de julho
- Isenção da taxa: até 8 de julho
- Prova objetiva: 5 de outubro
- Convocação para prova discursiva: 12 de novembro
- Confirmação de cotas e PcD: 12 de novembro
- Envio de títulos: 13 a 19 de novembro
- Procedimentos de verificação de cotas: 8 a 17 de dezembro
- Prova discursiva: 7 de dezembro
- Divulgação da primeira lista de classificação: 30 de janeiro de 2026
Validade
O concurso terá validade inicial de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período.