Educadores de MG: viagem ao Google nos EUA

Reconhecimento valoriza professores e diretores que usam a transformação digital no ensino público mineiro com Google Workspace.

Lorena Marques
Foto: Divulgação/SEE-MG

Educadores da rede estadual de Minas Gerais receberão um prêmio especial: uma viagem à sede do Google, em Mountain View, na Califórnia (EUA). O anúncio, feito pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) na terça-feira (10), reconhece professores, diretores e formadores que se destacaram no uso de tecnologias educacionais através do Programa Multiplica Plus.

Serão selecionados seis educadores — dois professores, dois diretores escolares e dois multiplicadores. Eles protagonizaram a implementação de práticas pedagógicas inovadoras com o uso das ferramentas do Google Workspace for Education Plus. A viagem, com passagens, hospedagem e alimentação custeadas pelo Governo de Minas e pelo Google, acontecerá em outubro deste ano.

O vice-governador, Mateus Simões, destacou a importância da ação para fortalecer a educação em Minas. “São investimentos na melhoria da infraestrutura das escolas, em programas inovadores, como o Trilhas de Futuro, e em parcerias de peso, como a que temos com o Google“, afirmou. Ele também reforçou que o projeto valoriza os professores, que possuem a maior responsabilidade pela educação dos mineiros.

O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, fez o anúncio durante um encontro com professores em Teófilo Otoni. Para ele, a premiação reforça o compromisso do governo com a valorização dos profissionais da educação e a inovação nas escolas públicas. “Nosso objetivo é reconhecer o esforço de quem está na linha de frente, inovando e transformando a educação com o uso da tecnologia“, disse o secretário. Ele ainda complementou que a viagem é uma forma de valorizar o protagonismo dos educadores e mostrar que investir em formação e inovação beneficia os estudantes mineiros.

O edital, publicado nesta terça-feira (10) no Diário Oficial do Estado, detalha os critérios de seleção. A avaliação dos candidatos se baseará em atividades realizadas durante o programa. Isso inclui participação em formações, criação e aplicação de exercícios pedagógicos, engajamento dos estudantes nas plataformas digitais e promoção do uso das ferramentas Google nas escolas.

Cada categoria profissional terá critérios específicos, disponíveis no edital. Uma comissão designada conduzirá a seleção. Ela usará relatórios e dados de participação enviados pelos educadores ou registrados pela organização parceira do programa.

O período de avaliação segue até 11/7, com os nomes dos seis premiados sendo divulgados em 18/7. Para a viagem, os educadores selecionados precisam ter passaporte válido por, no mínimo, seis meses a partir da entrada nos Estados Unidos, visto americano e seguro saúde internacional vigentes.

O Programa Multiplica Plus é uma iniciativa da SEE/MG em parceria com o Google. Ele foca na formação de educadores como multiplicadores de práticas pedagógicas inovadoras. O objetivo principal é promover a transformação digital nas escolas públicas, utilizando as ferramentas do Google Workspace for Education Plus.

A formação envolve encontros presenciais e online, além de atividades práticas nas escolas. Os multiplicadores atuam como líderes locais, apoiando professores e gestores no uso pedagógico das tecnologias. Atualmente, cerca de 1.400 multiplicadores estão ativos em todo o estado.

Crislane Soares, professora de tecnologia e inovação da Escola Estadual Adolfo Teixeira de Souza, em Novo Oriente de Minas, ressalta a importância da tecnologia na educação. “O Google, juntamente com o governo, vem buscando a cada dia facilitar a vida de nós, professores, com essas ferramentas, como o Google Sala de Aula e até mesmo o aplicativo do Enem MG, que é muito importante para os alunos“, afirmou.

O Google Workspace for Education Plus oferece ferramentas como Google Sala de Aula, documentos, planilhas, apresentações, Drive e Meet. Elas foram criadas especificamente para o ambiente educacional. Desde fevereiro, a plataforma tem promovido um ambiente mais colaborativo e interativo para estudantes e educadores da rede estadual.

Um dos destaques é o “Série de Exercícios”. Esta ferramenta permite a criação de listas de atividades com correção automática, devolutivas em tempo real e acompanhamento do desempenho dos estudantes. Em Minas, a ferramenta será customizada com base em dados das avaliações da SEE/MG. Isso garante uma abordagem mais personalizada do aprendizado, uma iniciativa inédita no mundo.

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário