Regionalzão NotíciasRegionalzão NotíciasRegionalzão Notícias
Font ResizerAa
  • ÚLTIMAS
  • PODER
  • ECONOMIA
  • OCORRÊNCIAS
  • O QUE FAZER UBERLÂNDIA
  • PARCEIROS
    • CONFIANÇA ALIMENTOSCONFIANÇA ALIMENTOS
    • CAMARUCAMARU
    • DIVINO COZINHADIVINO COZINHA
    • FEMECFEMEC
    • FIEMGFIEMG
    • INCONEWINCONEW
    • UNIPACUNIPAC
    • LEAL SUPERMERCADOSLEAL SUPERMERCADOS
  • CONTATO
    • FALE CONOSCO
    • ANUNCIE
    • SOBRE O REGIONALZÃO
Font ResizerAa
Regionalzão NotíciasRegionalzão Notícias
  • Últimas
  • Uberlândia
  • Uberaba
  • Ituiutaba
  • Araguari
Buscar...
  • ÚLTIMAS
  • PODER
  • ECONOMIA
  • OCORRÊNCIAS
  • O QUE FAZER UBERLÂNDIA
  • PARCEIROS
    • CONFIANÇA ALIMENTOSCONFIANÇA ALIMENTOS
    • CAMARUCAMARU
    • DIVINO COZINHADIVINO COZINHA
    • FEMECFEMEC
    • FIEMGFIEMG
    • INCONEWINCONEW
    • UNIPACUNIPAC
    • LEAL SUPERMERCADOSLEAL SUPERMERCADOS
  • CONTATO
    • FALE CONOSCO
    • ANUNCIE
    • SOBRE O REGIONALZÃO
Siga-nos
  • Últimas
  • Uberlândia
  • Uberaba
  • Ituiutaba
  • Araguari
© [2024] Regionalzão Notícias. Todos os direitos reservados.
Regionalzão Notícias > Notícias > Educação > Grande maioria dos brasileiros apoia proibição de celular nas escolas, diz pesquisa
Educação

Grande maioria dos brasileiros apoia proibição de celular nas escolas, diz pesquisa

Redação Geral
Última atualização: 11 de novembro de 2024 às 15:01
Por
Redação Geral
11 de novembro de 2024 às 15:01
Compartilhar

Uma pesquisa recente da Nexus revela que 86% dos brasileiros apoiam algum tipo de restrição ao uso de celulares nas escolas. Entre os entrevistados, 54% defendem a proibição total dos aparelhos no ambiente escolar, enquanto outros 32% acreditam que o celular deve ser permitido apenas para atividades pedagógicas e didáticas, desde que autorizadas.

Divisão de opinião

Apenas 14% da população é contra qualquer tipo de restrição ao uso de celulares nas escolas, de acordo com o estudo. Entre os jovens de 16 a 24 anos, 89% apoiam algum nível de controle, mas somente 11% concordam com uma proibição total. Essa diferença de opiniões indica uma divisão significativa dentro dessa faixa etária.

Além disso, 32% das pessoas com mais de 60 anos preferem uma proibição parcial. No grupo de 25 a 40 anos, a maioria, ou seja, 58%, apoia a proibição completa, enquanto 31% preferem apenas uma restrição parcial. Por outro lado, entre os de 41 a 59 anos, 27% defendem a proibição total.

Apoio à proibição

O estudo da Nexus também mostra que a renda familiar influencia bastante as opiniões sobre o tema. De modo geral, pessoas com maior renda tendem a apoiar a proibição completa. No grupo que ganha acima de cinco salários mínimos, 67% são favoráveis à proibição total dos celulares nas escolas.

Discussões e Projeto de Lei no MEC

Enquanto isso, o Ministério da Educação (MEC) discute medidas para reduzir os impactos do excesso de telas na infância e adolescência, considerando, inclusive, a possibilidade de banir o uso de celulares por alunos durante o período escolar.

No dia 30 de outubro, a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 104/2015, que propõe a proibição de celulares em todas as áreas escolares, incluindo os intervalos, para alunos da educação básica, fundamental e média, tanto em escolas públicas quanto privadas. Para estudantes de até 10 anos, o uso será restrito. Já para alunos com 11 anos ou mais, o uso de celulares será permitido apenas em atividades pedagógicas, mediante autorização dos professores. Além disso, a lei inclui exceções para estudantes que utilizam dispositivos como recurso de acessibilidade.

Em Minas Gerais, uma lei estadual já proíbe o uso de celulares em sala de aula desde 2018, exceto para atividades pedagógicas.

Câmara dos Deputados aprova projeto de restrição ao uso de celulares nas Escolas
Compartilhe este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Threads Email
Nenhum comentário Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:

Universidade Federal de Uberlândia abre vagas remanescentes para graduação

Lorena Marques
Lorena Marques
15 de julho de 2025
Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, durante evento em Uberaba.

Futuro de 4 escolas de Ituiutaba segue indefinido após anúncio do governador

Adelino Júnior
Adelino Júnior
14 de julho de 2025
Governador de Minas, Romeu Zema

Futuro de 38 escolas em Uberlândia segue indefinido após anúncio do governador

Adelino Júnior
Adelino Júnior
14 de julho de 2025
Bem-vindo de volta!

Conecte-se à sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?