O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), lançou o programa Mais Ciência na Escola. A iniciativa visa fomentar o interesse pela ciência e tecnologia entre os estudantes do ensino fundamental e médio da rede estadual. No Triângulo Mineiro, as primeiras cidades a receberem as atividades são Araguari, Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Uberaba. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (16) e marca o início de uma série de ações que prometem impactar a educação científica em diversas regiões do estado.
O Mais Ciência na Escola oferecerá oficinas, palestras, experimentos práticos e visitas a centros de pesquisa. O objetivo é tornar o aprendizado da ciência mais dinâmico e atrativo para os jovens. Além disso, o programa busca despertar vocações científicas e tecnológicas, preparando os estudantes para os desafios do futuro. A iniciativa conta com a parceria de universidades, institutos de pesquisa e empresas do setor.
Em Araguari, as escolas estaduais receberão as primeiras atividades do programa já no próximo mês. Estão previstas oficinas sobre robótica, astronomia e biotecnologia. Professores da rede também participarão de capacitações para incorporar metodologias inovadoras em suas aulas. A expectativa é que o Mais Ciência na Escola motive os alunos de Araguari a explorarem o mundo da ciência e a desenvolverem o pensamento crítico.
Expansão para Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Uberaba
Após a fase inicial em Araguari, o programa será expandido para as demais cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Uberlândia, polo educacional importante da região, terá um cronograma especial de atividades em suas escolas. Ituiutaba e Monte Carmelo também receberão o Mais Ciência na Escola, buscando descentralizar o acesso ao conhecimento científico. Em Uberaba, a iniciativa fortalecerá as ações já existentes na área de divulgação científica.
A secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa, destacou a importância do programa para o futuro de Minas Gerais. “Investir na educação científica é investir no desenvolvimento do nosso estado. Queremos que nossos jovens tenham as ferramentas necessárias para inovar e construir um futuro mais próspero“, afirmou. A expectativa é que o Mais Ciência na Escola alcance um grande número de estudantes e contribua para a formação de cidadãos mais engajados com a ciência e a tecnologia.