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Regionalzão Notícias > Notícias > Educação > Professora da UFU realiza missão em instituto universitário de Lisboa
Educação

Professora da UFU realiza missão em instituto universitário de Lisboa

Adelino Júnior
Última atualização: 02 de janeiro de 2023 às 18:45
Por
Adelino Júnior
02 de janeiro de 2023 às 18:45
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A professora Valéria Peres Asnis, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (Faced/UFU), participou do Programa Institucional de Internacionalização (Capes/PrInt) no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (Cies/Iscte), em Portugal.

Com a pesquisa intitulada “Acessibilidade nas IES: um estudo comparado entre Brasil e Portugal”, a cientista buscou articulação de acordos acadêmicos com a instituição portuguesa. Na oportunidade, foi entrevistada Filomena Pereira, diretora da Direção de Serviços de Educação Especial e de Apoio Socioeducativo do Ministério da Educação e Ciência de Portugal, que também é consultora do Banco Mundial e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e membro do Conselho de Representantes da Agência Europeia para Necessidades Especiais e Educação Inclusiva.

A entrevista versou sobre a trajetória da Educação Especial em Portugal e as políticas implementadas, principalmente as mudanças ocorridas na gestão de Pereira. A diretora aponta que Portugal fez progressos importantes no estabelecimento de um quadro forte para o ensino inclusivo que se concentra em responder às necessidades de todos os estudantes. De acordo com ela, hoje as escolas têm mais autonomia e os municípios estão mais envolvidos nessa questão.

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Com a conversa, abriu-se oportunidade de novas visitas a Lisboa para conhecer melhor a realidade da Educação Especial e Inclusiva. Asnis ressalta a importância de programas como o PrInt na efetivação da internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES). A experiência, ocorrida entre os dias 31 de outubro e 19 de novembro, a possibilitou a realização de parte de sua pesquisa, novos conhecimentos, contatos e início de acordo acadêmico entre as duas instituições.

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