UFU deve implantar mestrado em Gestão do Agronegócio no Campus Ituiutaba

Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação aprovou mestrado em Gestão do Agronegócio para Ituiutaba e discutiu o doutorado em Matemática para Uberlândia

0
Anúncio

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) deu mais um passo para oferecer os cursos de mestrado acadêmico em Gestão do Agronegócio e de doutorado em Matemática. Na terceira reunião do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação (Conpep/UFU) neste ano, realizada na quarta-feira (14/04), os conselheiros aprovaram a criação do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Agronegócio (PPGGAGRO).

Depois que passar por todos os trâmites para implementação, ele será oferecido pela Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Serviço Social (Faces), sediada no Campus Pontal, em Ituiutaba. No Conpep, a minuta de resolução foi relatada pela docente Adriane de Andrade Silva, do Instituto de Ciências Agrárias (Iciag). O documento teve 32 votos favoráveis, dois contrários e quatro abstenções.

O texto será submetido ao Conselho Universitário (Consun/UFU) e, em seguida, a proposta será encaminhada ao Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para aprovação.

Quando aprovado, o curso de Mestrado Acadêmico em Gestão do Agronegócio será ministrado na área de concentração “Competitividade e gestão no agronegócio”, com duas linhas de pesquisa: “Estratégias, gestão e inovação no agronegócio” e “Mercados, competitividade e custos no agronegócio”.

Também foi discutida a minuta de resolução para criação e implementação do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Matemática de Minas Gerais, coordenado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A minuta foi relatada pela docente Bellisa de Freitas Barbosa, do Instituto de Ciências Biomédicas (Icbim) e recebeu sugestões e voltará a ser apresentada na próxima reunião.

Nesse programa, será oferecido o curso de Doutorado Acadêmico em Matemática, na Faculdade de Matemática, no Campus Santa Mônica. Ele será constituído por docentes e pesquisadores da UFU, UFMG, Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Universidade Federal de Viçosa (UFV).

O PPGMM-MG será coordenado pelo Colegiado Geral do Programa, com sede inicialmente na UFMG. Conforme o regulamento do programa, há a possibilidade de troca da instituição coordenadora e de inclusão de outras instituições. Da mesma forma que o PPGGAGRO, o PPGMM-MG será instalado após a aprovação do Consun e de parecer conclusivo da CTC-ES da Capes.

As resoluções ficam disponíveis na página de atas e resoluções dos conselhos superiores da UFU.