Brasil entra na disputa para sediar o Mundial de Clubes da FIFA em 2029

Presidente da CBF entrega intenção oficial à FIFA e aposta em legado da Copa Feminina de 2027 para atrair competição internacional

Eloi Naves
Mundial de Clubes 2025Foto: FIFA

Brasília – O Brasil oficializou, nesta sexta-feira (20), o interesse em sediar o Mundial de Clubes da FIFA em 2029. O anúncio foi feito pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, durante reunião com Gianni Infantino, presidente da FIFA, na Cúpula Executiva da entidade, realizada em Miami, nos Estados Unidos.

Segundo a CBF, a proposta será formalizada nos próximos meses, com base na estrutura que o país estará oferecendo já para a Copa do Mundo Feminina de 2027, também organizada em solo brasileiro.

“Apresentamos o Brasil como candidato para receber o Mundial de Clubes em 2029. Infantino recebeu muito bem a proposta e disse que é totalmente possível. Agora vamos trabalhar para que isso se torne realidade”, afirmou Rodrigues.

Estratégia baseada em infraestrutura já garantida

O plano da CBF é aproveitar a estrutura que será montada para a Copa do Mundo Feminina de 2027, que acontecerá em cidades como Brasília, Belo Horizonte, Salvador e Recife. A expectativa é repetir o modelo de distribuição de jogos e investimentos logísticos, o que reduziria custos e facilitaria a operação do Mundial de Clubes.

O torneio reúne os campeões continentais e clubes convidados e tem se consolidado como um dos principais produtos da FIFA no calendário internacional. A edição de 2025 está prevista para ocorrer nos Estados Unidos.

Concorrência internacional

O Brasil não está sozinho na corrida. Já manifestaram interesse países como:

  • Estados Unidos (com forte apelo comercial);
  • Austrália;
  • Marrocos, Espanha e Portugal, que devem apresentar uma candidatura conjunta ligada à preparação para a Copa do Mundo de Seleções de 2030.

Apesar da concorrência, a CBF acredita que o histórico de organização de grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014, os Jogos Olímpicos de 2016 e a própria Copa Feminina que virá, fortalecem a candidatura brasileira.

Benefícios esperados

Além da visibilidade global, a possível realização do Mundial no Brasil deve gerar:

  • Impacto econômico no turismo e comércio local;
  • Valorização da marca do futebol brasileiro no cenário internacional;
  • Geração de empregos temporários nas cidades-sede;
  • Fortalecimento institucional da CBF diante da FIFA.

Próximos passos

A CBF informou que nos próximos meses deverá entregar o dossiê oficial da candidatura. A FIFA avaliará fatores como:

  • Capacidade hoteleira;
  • Condições dos estádios;
  • Logística de transporte entre cidades;
  • Viabilidade financeira e apoio institucional.

A decisão final deve ser anunciada até o fim de 2026.

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário