A representatividade de Uberlândia no paradesporto ganha destaque com a convocação do paratleta Mateus Carvalho e do assistente esportivo Oscar Carvalho para um treinamento da seleção brasileira de bocha paralímpica. A dupla, que faz parte da equipe da Prefeitura de Uberlândia – uma parceria entre Futel, CDDU e Praia Clube –, participa da fase de preparação em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CPB), nesta semana. O objetivo é capacitar os paratletas para as competições nacionais e internacionais de 2025.
Esta é a terceira convocação de Mateus e Oscar para treinamentos da seleção em 2025, o que reforça o excelente momento da dupla. Eles demonstram preparo contínuo para representar o Brasil em importantes eventos internacionais, seguindo o que já vêm fazendo nos últimos anos.
Talentos de Uberlândia brilham
Mateus Carvalho é considerado um dos principais nomes da bocha paralímpica brasileira. Em abril deste ano, ele conquistou duas medalhas no Challenger Series Santiago, no Chile. Mateus, que teve o apoio do assistente esportivo Oscar Carvalho, garantiu a medalha de ouro na disputa individual e o bronze na competição por pares, jogando ao lado da paratleta Evani Calado.
Atualmente, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, investe no paradesporto com 18 paratletas na bocha, abrangendo tanto a iniciação esportiva quanto o alto rendimento. As aulas e os treinos são oferecidos no ginásio do Sesi Gravatás, que está sob responsabilidade da Futel, e ocorrem de segunda a sábado.