A estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo acontece neste sábado (13), mas um fator extra preocupa muitos torcedores do Triângulo Mineiro: o risco de novas interrupções no fornecimento de energia elétrica durante o horário da partida.
A preocupação ganhou força após os temporais que atingiram a região na noite de sexta-feira (12). Em Uberlândia, a forte chuva veio acompanhada de ventos intensos, granizo em alguns pontos da cidade e alerta extremo emitido pela Defesa Civil. Diversos bairros registraram oscilações e quedas de energia durante a tempestade.
Em Ituiutaba, embora a chuva tenha sido menos intensa do que a registrada em Uberlândia, o volume acumulado durante a noite e a madrugada também provocou interrupções no fornecimento de energia em alguns pontos da cidade.
O episódio ocorreu justamente em um horário semelhante ao da estreia brasileira na Copa, aumentando a preocupação entre torcedores que pretendem acompanhar o jogo pela televisão, internet ou em bares e restaurantes.
Além do impacto para quem assistirá à partida em casa, comerciantes também acompanham a situação com atenção. Estabelecimentos que prepararam estruturas especiais para transmitir os jogos da Seleção dependem do fornecimento regular de energia para funcionamento de televisores, telões, sistemas de som e equipamentos de cozinha.
Segundo os serviços meteorológicos, a instabilidade que atinge Minas Gerais está associada à atuação de um ciclone extratropical no Sul do país, sistema que favorece a formação de áreas de chuva intensa, rajadas de vento e descargas elétricas em diversas regiões brasileiras.
A região do Triângulo Mineiro permanece sob alerta de tempestade, com previsão de chuva forte, ventos intensos e possibilidade de novos transtornos. O aviso meteorológico segue válido até a meia-noite deste domingo (14), mantendo em atenção moradores, comerciantes e torcedores.
Diante do cenário, a expectativa é que as equipes de manutenção da rede elétrica permaneçam mobilizadas para atender eventuais ocorrências durante o fim de semana. A preocupação aumenta justamente porque a estreia da Seleção ocorre em um dos horários de maior consumo de energia e audiência televisiva do país.
Tradicionalmente, os jogos do Brasil movimentam residências, bares, restaurantes e espaços de convivência, tornando qualquer interrupção no fornecimento de energia um fator capaz de frustrar a expectativa dos torcedores em um dos momentos mais aguardados da Copa do Mundo.

