O Tribunal do Júri de Patos de Minas condenou cinco homens pelo assassinato de Higor Brandão, ocorrido em 16 de março de 2023. A sessão, que durou cerca de 9 horas nesta quarta-feira (29), resultou em penas que, somadas, ultrapassam os 100 anos de prisão. Um dos réus foi absolvido por falta de provas.
Cinco réus foram considerados culpados por homicídio triplamente qualificado: motivo torpe, perigo comum e recurso que dificultou a defesa da vítima. Já o sexto acusado, foi absolvido.
Detalhes do crime e investigação
Segundo a denúncia, testemunhas relataram ter visto quatro indivíduos em duas motocicletas perseguindo a vítima momentos antes dos disparos na Avenida Ronaldo Fernandes de Sousa, bairro Jardim Quebec. O sistema “Olho Vivo” registrou a presença de motos com características semelhantes perto do local do crime.
As investigações, baseadas em oitivas com testemunhas sigilosas, levaram à identificação dos acusados. Um dos envolvidos confessou sua participação e apontou os demais, indicando que a motivação seria um desentendimento de Higor Brandão com um desafeto dos criminosos. Outra testemunha sigilosa apontou dois mandantes e dois como os executores.
Após horas de julgamento, os jurados decidiram pela absolvição de um deles devido à insuficiência de provas e ele foi libertado. Os outros cinco condenados cumprirão suas penas em regime fechado, sem direito a recorrer em liberdade.