O empresário Constantino de Oliveira Júnior, fundador da companhia aérea Gol, morreu na manhã deste sábado (26) em São Paulo. Natural de Patrocínio, no Alto Paranaíba, ele tinha 57 anos e enfrentava um câncer de pulmão. Constantino Júnior estava internado em uma unidade de saúde paulista para o tratamento da doença, mas não resistiu às complicações.

Trajetória e pioneirismo na aviação
Constantino Júnior fundou a Gol em 2001 e revolucionou o mercado nacional. Ele foi o primeiro CEO da empresa e introduziu o modelo de “baixo custo, baixa tarifa” no Brasil. Graças à sua visão estratégica, o transporte aéreo tornou-se acessível para milhões de brasileiros que nunca haviam voado antes.
Além disso, ele era peça fundamental no Grupo ABRA, holding criada em 2022 que controla a Gol e a Avianca. Até o momento, ele ocupava o cargo de Presidente do Conselho de Administração da companhia aérea.
Liderança no setor de transportes
Antes de ganhar destaque no céu, o mineiro de Patrocínio consolidou sua carreira na terra. Entre 1994 e 2000, ele atuou como diretor da Comporte Participações. O grupo é responsável por diversas empresas de transporte terrestre de passageiros no Brasil.
Paixão pelas pistas
Fora do mundo corporativo, Júnior era um grande entusiasta do automobilismo. Ele não apenas acompanhava o esporte, mas também competia ativamente na Porsche Cup. Sua presença era constante nos circuitos, onde aplicava a mesma dedicação demonstrada nos negócios.
