O suplente de deputado estadual João Júnior confirmou sua pré-candidatura à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e direcionou sua estratégia eleitoral ao perfil de eleitores construído pelo ex-prefeito Odelmo Leão em Uberlândia e na região.
Em entrevista ao Regionalzão durante o evento Mega Brasil – A Força que Produz, realizado no Castelli Hall, em Uberlândia, o político detalhou suas alianças e relembrou o aprendizado ao lado do antigo gestor municipal.
“O perfil do eleitor do Odelmo é de pessoas que gostam de quem tem posicionamento, de quem executa e ouve a população. Sempre trabalhei assim porque aprendi com ele”, destacou João Júnior, reforçando ter atuado como secretário municipal em duas gestões do ex-prefeito.
Reorganização de alianças e parceria com Zé Vitor
Sobre as articulações para as eleições de 2026, João Júnior esclareceu a mudança nos arranjos políticos locais. Ele confirmou que chegou a esboçar uma dobradinha inicial com a deputada federal Ana Paula Leão, mas redefiniu o projeto diante das decisões do grupo.
“Nós esboçamos uma grande dobradinha no início, mas o próprio Odelmo definiu o caminho dele. Eu segui o meu e hoje estou caminhando com o Zé Vitor. Desejo sorte à Ana Paula, que é muito trabalhadora”, explicou.
Apesar de buscar o mesmo eleitorado conservador e realizador de Uberlândia, o pré-candidato ressaltou a dimensão da liderança do ex-prefeito. “Ocupar o espaço do Odelmo é impossível. Ele ficou marcado na história de Uberlândia e não se faz uma liderança assim do dia para a noite”, pontuou.
Balanço de mandato e ações em saúde mental
Durante os 20 meses em que ocupou uma cadeira na Assembleia Legislativa, João Júnior direcionou recursos para infraestrutura esportiva e educação. Segundo ele, foram destinados mais de R$ 4 milhões para escolas estaduais em Uberlândia e cerca de R$ 20 milhões para municípios do Triângulo Mineiro.
Entre as pautas prioritárias de sua atuação, o ex-deputado destacou a criação de um projeto voltado à saúde mental no sistema público, motivado por uma experiência pessoal com crises de ansiedade.
“Tive um episódio de grande ansiedade e vi a necessidade de oferecer atendimento psicológico público. Já realizamos mais de 15 mil atendimentos para pessoas que não têm condições de pagar”, revelou.
Ao avaliar o papel de Uberlândia como motor econômico do Triângulo Mineiro, João Júnior defendeu que o município deve assumir a liderança no desenvolvimento regional. Com a experiência adquirida no mandato anterior, ele busca a eleição para um mandato completo de quatro anos na ALMG.
