Logomarca do regionalzão, Branca com faixa laranja por baixo Logomarca do regionalzão, Branca com faixa laranja por baixo
  • ÚLTIMAS
  • CIDADES
    • UBERLÂNDIA
    • UBERABA
    • ITUIUTABA
    • ARAGUARI
  • PODER
  • ECONOMIA
  • AGRO
  • ESPORTES
  • OCORRÊNCIAS
  • COLUNISTAS
    • ADELINO JÚNIOR
    • ELÓI NAVES
    • ISMAR GOMES
    • JAIRO SILVA
    • CINDHI BELAFONTE
    • CRISTIANE GUIMARÃES
    • FABIANA BARCELOS
    • IGOR CASTANHEIRA
    • SIDNEY MORAES
  • CONTATO
    • FALE CONOSCO
    • ANUNCIE
    • SOBRE O REGIONALZÃO
Regionalzão – Maior portal do interior de MinasRegionalzão – Maior portal do interior de Minas
  • Últimas
  • Uberlândia
  • Ituiutaba
  • Uberaba
  • Araguari
Buscar...
  • ÚLTIMAS
  • CIDADES
    • UBERLÂNDIA
    • UBERABA
    • ITUIUTABA
    • ARAGUARI
  • PODER
  • ECONOMIA
  • AGRO
  • ESPORTES
  • OCORRÊNCIAS
  • COLUNISTAS
    • ADELINO JÚNIOR
    • ELÓI NAVES
    • ISMAR GOMES
    • JAIRO SILVA
    • CINDHI BELAFONTE
    • CRISTIANE GUIMARÃES
    • FABIANA BARCELOS
    • IGOR CASTANHEIRA
    • SIDNEY MORAES
  • CONTATO
    • FALE CONOSCO
    • ANUNCIE
    • SOBRE O REGIONALZÃO
Siga-nos
  • Últimas
  • Uberlândia
  • Ituiutaba
  • Uberaba
  • Araguari
© [2026] Regionalzão Notícias. Todos os direitos reservados.
- ANÚNCIO -
Regionalzão – Maior portal do interior de Minas > Notícias > Meio Ambiente > Safra mineira de grãos 2020/2021 está estimada em 15,6 milhões de toneladas
Meio Ambiente

Safra mineira de grãos 2020/2021 está estimada em 15,6 milhões de toneladas

Adelino Júnior
Por
Adelino Júnior
Publicado 11 de novembro de 2020, 15:57
Compartilhar

A safra mineira de grãos 2020/2021 deve ser de 15,6 milhões de toneladas, com crescimento de 1,7% em relação ao volume anterior. Os dados do período, iniciado no segundo semestre deste ano, fazem parte do 2º Levantamento de Safra de Grãos 2020/2021 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

ANÚNCIO

A estimativa aponta, ainda, crescimento de 3,8% na área cultivada, que deve alcançar 3,6 milhões de hectares. Segundo o superintendente de Inovação e Economia Agropecuária da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Carlos Eduardo Oliveira Bovo, a perspectiva de crescimento tanto de volume quanto de área é muito positiva. 

“A nova safra está no início e esse aumento significa que os produtores percebem a importância e a oportunidade de continuarem produzindo no cenário da pandemia. Além de abastecer o mercado interno, existe a possibilidade de exportação, uma vez que muitos países aumentaram a demanda por alimentos brasileiros, especialmente os grãos. Os dados mostram essa percepção do produtor em relação ao que está acontecendo nos mercados interno e externo e o seu investimento na atividade”, avalia.

Números

ANÚNCIO

O amendoim se destaca entre os grãos que apresentaram crescimento. A estimativa de produção de 6 mil toneladas é 22,4% maior do que a registrada na safra anterior. A área destinada à cultura deve crescer 5,9%, passando de 1,7 mil hectares para 1,8 mil hectares. Com a expansão, a expectativa é de bons resultados na produtividade, que deve alcançar cerca de 3.338 quilos por hectare e aumento de 14,7%.

A produção de arroz deve registrar aumento de 7,3% nesta nova safra e ganho de 8,3% na produtividade. Em Minas são cultivados o arroz de sequeiro (29,5%) e o arroz irrigado (70,5%), com estimativa total de 8,8 mil toneladas. O plantio do arroz irrigado já começou no estado, enquanto, para o arroz sequeiro, a previsão é de que a semeadura seja feita até dezembro.

O milho total (1ª e 2ª safra) tem expectativa de crescimento de 2,4%, atingindo um volume de 7,7 milhões de toneladas de milho. A área plantada terá uma expansão de 1,1% e a produtividade será 1,4% superior à safra passada. 

ANÚNCIO

Já a produção de soja está estimada em 6,3 milhões de toneladas, incremento de 2,3%. Devido à valorização do grão no mercado, a área destinada ao cultivo deve ser 7,0% superior a safra 2019/20, com 1,8 milhão de hectares. Milho e soja representam, juntos, 89,7% da produção mineira de grãos.

A produção esperada de trigo deve ser 227 mil toneladas, 9% superior ao volume produzido na safra 2019/20. Apesar de estimativa de redução na área de -2,2%, a produtividade deve aumentar em 11,4%.

Substituição

Para alguns grãos cultivados no estado, como o algodão, há expectativa de queda. “Diante da perspectiva de cenários promissores para outros tipos de grãos, somada às dificuldades trazidas pela pandemia, os produtores de algodão optaram pela redução da área plantada e aumento do cultivo de milho e soja, exatamente pelo aquecimento da demanda no mercado externo por esses grãos”, explica Carlos Bovo.

A produção de algodão em caroço tem expectativa de queda de 10,9% na produção, com redução de 7,9% na área plantada e produtividade 3,2% menor. Segundo a Conab, a previsão é que a pré-semeadura do algodão no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba seja iniciada em novembro.

Para o feijão total (1ª, 2ª e 3ª safra) a previsão é de queda de 1,3% na produção, chegando a 548,1 mil toneladas, a área cultivada deve crescer 2,2%, embora a produtividade possa cair 3,4%. O cultivo do grão começou em outubro e a lavoura segue em desenvolvimento.

A área destinada ao cultivo de sorgo em Minas Gerais deve se manter. A previsão é de queda de 5,6% na produção.

Compartilhe este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Nenhum comentário Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANÚNCIO

Leia também:

Paisagem do cerrado mineiro

Na contramão do Brasil, desmatamento dobrou no cerrado mineiro nos últimos meses

Eloi Naves
Eloi Naves
15 de fevereiro de 2026, 22:11

MPF recomenda anulação de títulos minerários em unidades de conservação do Triângulo Mineiro

Eloi Naves
Eloi Naves
2 de fevereiro de 2026, 23:06
Indústrias Nucleares do Brasil Estrada Poços de Caldas-Andrada, Km 20,6 - Município de Caldas

Barragem em Caldas: risco nuclear ameaça moradores

Adelino Júnior
Adelino Júnior
7 de julho de 2025, 10:07
- ANÚNCIO -
Bem-vindo de volta!

Conecte-se à sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?