MPMG e Clubes de Futebol unidos contra violência doméstica

Parceria inédita capacitará atletas, funcionários e técnicos em Minas Gerais para prevenir e combater a violência machista.

Lorena Marques
Foto: MPMG

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Instituto Casa da Palavra firmaram um acordo de cooperação técnica com o objetivo de capacitar profissionais dos principais clubes de futebol do estado no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. A iniciativa, com validade de oito meses, busca promover uma cultura de respeito e igualdade dentro e fora dos campos.

O acordo prevê a capacitação de funcionários, atletas e comissões técnicas de América, Atlético e Cruzeiro. O foco principal será a temática das masculinidades e metodologias de grupos reflexivos de gênero. Segundo o MPMG, a ação visa dialogar diretamente com o público masculino, incentivando a reflexão e a conscientização sobre questões de gênero.

De acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (2022), a violência contra a mulher apresenta um aumento significativo em dias de jogos de futebol. Casos de ameaça crescem 23,7% e lesão corporal dolosa, 20,8%. Diante desse cenário, a parceria entre MPMG e Casa da Palavra busca utilizar a influência do esporte para disseminar informações e promover a proteção das mulheres.

Etapas do projeto

O projeto será desenvolvido em três fases: alinhamento com os clubes, realização dos treinamentos internos e implementação de grupos reflexivos com os profissionais dos times.

O procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho, destacou a importância da iniciativa no combate à violência doméstica, considerada uma das maiores chagas sociais. “Temos o dever moral de, a todo custo, combater essa chaga“, afirmou.

De acordo com o MPMG, Denise Guerzoni, do Instituto Casa da Palavra, ressaltou que a capacitação visa transformar os envolvidos em agentes de transformação e divulgadores de informações sobre violência de gênero. “O objetivo é fazer com que todos, seja ele atleta ou funcionário do clube, levem aquele conhecimento para o ambiente no qual ele está inserido“, explicou.

A coordenadora do CAOVD, Thiago Ferraz de Oliveira, acredita que a campanha pode ter um impacto significativo também fora dos estádios. “Utilizamos da força de comunicação do esporte para alcançar esse viés protetivo doméstico e familiar“, disse.

Yan Ribeiro Ballesteros, diretor-geral do Instituto Casa da Palavra, enfatizou a importância de trabalhar a reflexão e a responsabilização entre os atletas e a comissão técnica. Ele mencionou que um trabalho semelhante já vinha sendo desenvolvido com as categorias de base dos clubes.

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