Uberlândia se destaca no recorde de abertura de empresas em Minas Gerais

Desempenho histórico de formalizações impulsiona economia mineira, com ênfase também para Patos de Minas.

Lorena Marques
Foto: Victor Fagundes / Sede

Minas Gerais atingiu um marco histórico na abertura de empresas, com 49.786 novas formalizações registradas até maio deste ano. Este número representa um crescimento de 24,47% em comparação com o mesmo período de 2024 e um salto impressionante de 142% em relação a 2019. Os dados, divulgados pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) em 13 de junho, mostram um cenário econômico robusto e promissor para o estado.

O recorde reflete o sucesso das políticas estaduais voltadas à melhoria do ambiente de negócios. A secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa, destaca que “Minas Gerais tem sido referência em reduzir burocracias para quem quer empreender. Esse novo marco reflete a efetividade das ações do Governo de Minas por meio de programas como o Minas Livre Para Crescer“. Patricia Vinte Di Iório, presidente da Jucemg, complementa que o desempenho recorde “confirma a melhoria contínua do ambiente de negócios no estado, resultado de ações estruturantes que têm facilitado a vida de quem quer empreender“.

Uberlândia e Patos de Minas

No ranking municipal de abertura de empresas até maio, Belo Horizonte lidera com 13.524 novas formalizações. Em segundo lugar, destaca-se Uberlândia, com 2.853 empresas abertas no acumulado do ano e 535 em maio. Patos de Minas também demonstrou um crescimento significativo, registrando 619 novas empresas até maio, com 117 aberturas somente no último mês. Essas cidades do interior mineiro mostram a força e o dinamismo de suas economias locais.

Encerramentos e visão geral

O relatório da Jucemg também apontou 39.547 extinções empresariais até maio, um aumento de 54,13% em relação a 2024. No entanto, é importante ressaltar que os dados da Jucemg consideram empresas de qualquer porte, excluindo Microempreendedores Individuais (MEIs), cujas inscrições são realizadas diretamente no Portal do Empreendedor do Governo Federal.

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário