A comitiva de 12 prefeitos, vice‑prefeitos e gestores municipais que estava em Israel desde o início da escalada bélica contra o Irã embarcou, na madrugada desta terça‑feira, 17, em voo de retorno ao Brasil. O grupo havia deixado o território israelense por terra na véspera, quando atravessou a fronteira para a Jordânia num ônibus fretado, depois que o espaço aéreo do país foi fechado por razões militares.
O vice-prefeito de Uberlândia, Vanderlei Pelizer, permanece no país.
Nove integrantes decolaram às 3h40 (hora de Brasília) em um jato particular a partir do aeroporto regional de Tabuk, cidade saudita a cerca de 110 km da fronteira jordaniana. Os demais viajaram em um voo comercial com destino a Guarulhos (SP). O deslocamento foi viabilizado com apoio do deputado federal Mersinho Lucena, filho do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, que integra a delegação.
Alerta ignorado
Em nota divulgada na segunda‑feira, 16, o Ministério das Relações Exteriores afirmou que o grupo contrariou orientação consular que, desde outubro de 2023, desaconselha “toda viagem não essencial” a Israel. O Itamaraty reforçou que segue disponível para prestar assistência a brasileiros que ainda permanecem no país.
Conflito deixa 248 mortos
A travessia ocorreu em meio ao quinto dia de ataques entre Israel e Irã. Autoridades iranianas contabilizam 224 mortos em seu território; do lado israelense, o governo fala em 24 vítimas, o que eleva o saldo de mortos para 248 desde sexta‑feira, 13. Esses números não puderam ser verificados de forma independente.
Quem está na comitiva
- Álvaro Damião Vieira da Paz, prefeito de Belo Horizonte (MG)
- Cícero Lucena, prefeito de João Pessoa (PB)
- Welberth Porto, prefeito de Macaé (RJ)
- Johnny Maycon, prefeito de Nova Friburgo (RJ)
- Cláudia da Silva, vice‑prefeita de Goiânia (GO)
- Janete Aparecida Silva Oliveira, vice‑prefeita de Divinópolis (MG)
- Márcio Lobato Rodrigues, secretário de Segurança Pública de Belo Horizonte (MG)
- Davi de Mattos Carreiro, chefe‑executivo do Civitas (RJ)
- Gilson Chagas, secretário de Segurança Pública de Niterói (RJ)
- Francisco Vagner Gutemberg de Araújo, secretário de Planejamento de Natal (RN)
- Flávio Guimarães Bittencourt do Valle, vereador do Rio de Janeiro (RJ)
- Francisco Nélio, tesoureiro da Confederação Nacional de Municípios (CNM)
O retorno ao Brasil deve ser concluído até a manhã desta quarta‑feira, 18, segundo previsão dos próprios prefeitos nas redes sociais.