Segunda, 27 de Junho de 2022
15°

Alguma nebulosidade

Uberlândia - MG

Saúde e Bem-estar Hospital

Hospital de Clínicas da UFU tem cirurgias canceladas

Hospital de Clínicas da UFU tem cirurgias canceladas

19/02/2016 às 14h16
Por: Adelino Júnior
Compartilhe:

Pacientes tiveram cirurgias oncológicas canceladas por falta de insumos no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU). A falta de materiais básicos, como compressas, luvas, seringas, agulhas, gazes e outros medicamentos para atendimentos médicos fizeram com que as cirurgias fossem adiadas nas últimas semanas. A direção informou que atende as demandas de acordo com as necessidades.

Em setembro de 2015, médicos residentes em greve falaram da falta de estrutura e de material básico para atenderem na unidade de saúde. O hospital universitário é referência para 86 municípios. Os atendimentos, que eram de 6.500 por dia, caíram pra 5.450. A média de cirurgias realizadas caiu de 1.200 para 1.053. As previamente agendadas, ou seja, as eletivas, correspondem a 22%.

Outros problemas como superlotação e falta de leitos são recorrentes. Os repasses do Governo Federal têm sido insuficientes. O déficit mensal, segundo afirmou o reitor da UFU, Elmiro Santos Resende, em agosto do ano passado, chega a R$ 2 milhões.

A aposentada Olga Resende dos Santos, de 81 anos, moradora de Araguari é paciente com câncer. Ela precisa de cirurgia para retirar um tumor no colo do útero. O problema foi diagnosticado em dezembro de 2014 e um ano depois ela ainda está sem a cirurgia. A aposentada aguarda um atendimento. A família afirmou que diante da situação deverá recorrer ajuda ao Ministério Público.

Por meio de nota, a direção do Hospital de Clínicas informou que está atendendo todas as demandas de acordo com as possibilidades. Isso que dizer quer são realizadas de acordo com a disponibilidade de insumos e materiais que altera de período para período, que o hospital permite no momento.

  Fonte: G1
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.