Segunda, 23 de Maio de 2022
14°

Alguma nebulosidade

Uberlândia - MG

Saúde e Bem-estar Com

Com foco no produtor rural, Sindicato promove uma série de eventos durante a EXPOSANTA

Com foco no produtor rural, Sindicato promove uma série de eventos durante a EXPOSANTA

05/06/2013 às 13h26
Por: Adelino Júnior
Compartilhe:
CONCURSO

1º Torneio Leiteiro das raças Gir Leiteiro e Girolando da Exposanta

Ampliando as atividades da Exposanta 2013, o Sindicato Rural de Santa Vitória realizou o 1º Torneio Leiteiro das Raças Gir Leiteiro e Girolando, entre os dias 27 a 30 de maio. Durante este período foram aferidas 10 pesagens, a cada oito horas, desprezando-se a maior pesagem somando as outras nove e dividindo por três, obtendo-se assim a média de produção, em 24 horas, de cada animal participante do Torneio.

Demonstrando compromisso e seriedade com os produtores participantes do evento, o Presidente do Sindicato Rural, Fábio Morais fez um convênio com a diretoria da Universidade do Estado de Minas Gerais, por meio da Coordenadora do Curso de Agronomia, a Professora e Doutora Clélia Aparecida Iunes Lapera oferecendo estágio aos alunos do curso de agronomia para que fossem fiscais auxiliares dos veterinários durante a realização do Torneio Leiteiro, revezando turnos de oito horas, para que se fizesse valer o regulamento das Associações das Raças, evitando assim uso de medicamentos injetáveis nos animais e outros procedimentos indesejáveis para a credibilidade do Torneio Leiteiro.

A Estagiária Franciele agradeceu a oportunidade de acompanhar a realização do Torneio e enfatizou a importância de adquirir novos conhecimentos, desde o primeiro ano do curso e ainda complementará seu currículo com o certificado emitido pelo Sindicato Rural para todos os estagiários.

As pesagens foram aferidas pela Zootecnista, Técnica da Girolando, Líliam Mara Borges Jacinto. Os médicos veterinários Juraci Miguel de Lima, como responsável técnico (RT) de toda a Exposanta, Adalberto Pereira Filho, coordenador da Exposanta e os médicos veterinários colaboradores: Laura Paranaíba Franco Macedo, Alan Franco Queiroz Basílio acompanharam todo o evento, desde a chegada dos animais ao Parque de Exposições “Salustiano Vasconcelos de Morais”, até o encerramento, com a premiação aos ganhadores do Torneio Leiteiro.

O médico veterinário Adalberto Pereira Filho parabenizou a iniciativa do Presidente do Sindicato Rural, Fábio Morais que contou com o apoio de toda a diretoria para a promoção do evento engrandecendo ainda mais a Exposanta ao oferecer atrações de negócios aos Produtores Rurais. Também fez um agradecimento em especial ao tesoureiro Nivaldo Silveira de Lima e ao funcionário do Sindicato Rural José Mendes Macedo, companheiro de todas as horas que esteve disposto a somar para o sucesso do evento.

O leite armazenado durante o torneio foi pasteurizado e será comercializado pelo Laticínios Catupiry repassando os recursos entre as entidades assistenciais da cidade: AVCC; APAE e Lar do Idoso “Dionísio Souza Santos”.

Para a realização do evento o Sindicato Rural contou com o apoio das seguintes empresas: Shalom Agropecuária de Gurinhatã e a MSD Saúde Animal.

Animais Vencedores da Raça Girolando

A Vaca Geléia, Grande Campeã do 1º Torneio Leiteiro da Raça Girolando na Exposanta, 2013, de propriedade de Winston Frederico A. Drummond, da fazenda Quilombo, Capinópolis - MG produziu 44, 472 kg/dia. Ela foi premiada com uma moto 0 km Honda Pop por ter sido o animal que mais se aproximou, percentualmente, da recordista nacional ¼ Girolando - Mineira Teatro Fiv que tem a produção de 59,510 kg/dia. Na oportunidade também foi premiada como o Melhor Úbere Adulto da Raça.

A Grande Campeã em Produção foi a Vaca Federalista do Pery, de propriedade Wagner Lúcio Jacinto, da fazenda Sabedoria, de Uberlândia - MG que produziu em média 49, 038. Na ocasião Ela disputou prêmio com a recordista nacional ½ sangue Girolando Botique JM Monte Alverne tem uma produção de 86, 850 Kg/dia estabelecida como recorde na categoria. Vale ressaltar que embora este animal tenha produzido uma quantidade maior do que a vaca vencedora do Torneio, percentualmente a sua produção ficou mais longe do recorde nacional da sua categoria.

Segundo o médico veterinário Adalberto Pereira Filho, as vacas premiadas estavam disputando com os recordes nacionais nas suas respectivas categorias, por serem únicas dentro do Torneio

Na categoria novilha ½ sangue girolando a disputa foi entre dois animais: A Reservada Campeã foi o animal Hinane Fiv do Pery com a produção média de 32,970 kg/dia de propriedade de Wagner Lúcio Jacinto, fazenda Sabedoria, Uberlândia - MG e a Campeã foi o animal Adab Monte Azul com a produção de 36,090 Kg/dia, propriedade Roberto Martins Vilela, fazenda São José, Cachoeira Dourada – MG. Na oportunidade também recebeu o Titulo de Melhor Úbere Jovem da raça Girolando

Animais Vencedores da Raça Gir Leiteiro

Campeã Vaca Adulta – Brenda Fiv, com a produção de 36,955 kg/dia de propriedade Roberto Martins Vilela, Fazenda São José, Cachoeira Dourada MG.

Campeã Vaca Jovem – Divindade Fiv BRT, com produção 22,355 kg/dia de propriedade, Wagner Lúcio Jacinto, Fazenda Sabedoria – Uberlândia MG.

O animal Dália Fiv, propriedade de Roberto Martins Vilela, fazenda São José, Cachoeira Dourada - MG recebeu o prêmio de Melhor Úbere Adulto da raça. O animal Divindade Fiv BRT, de propriedade, Wagner Lúcio Jacinto, Fazenda Sabedoria de Uberlândia – MG recebeu o prêmio de Melhor Úbere Jovem.

Julgamento da Raça Nelore e Nelore Mocho Homologado ABCZ

Melhor Criador: 1º Carlos Alberto Mafra Terra 690 pontos 2º Udelson Nunes Franco 506 pontos

Grande Campeã: Kampala TE Mafra

Reservada Grande Campeã Kalásia TE Mafra

Grande Campeão: Boian Fiv Angico

Reservado Grande Campeão Cassino Fiv Angico

O Juiz do julgamento foi o Dr. José Jacinto Júnior, tendo como auxiliar em pista, a estagiária Glória Franco. Segundo Dr. Adalberto, o regulamento da ABCZ permite que os animais Nelore e Nelore Mocho, sejam julgados juntos, desde que haja concordância dos criadores participantes, sendo um fato inédito na nossa região, quando os dois criadores, por seus representantes, concordaram com a entrada dos animais em pista de julgamento ao mesmo tempo e competindo entre si, o que abrilhantou ainda mais o evento.

Julgamento da Raça Gir Leiteiro Homologado ABCZ

Melhor Expositor 1º Winston Frederico A. Drummond 735 pontos 2º Roberto Martins Vilela 429 pontos 3º Wagner Lúcio Jacinto 272 pontos

Melhor Criador 1º Roberto Martins Vilela 312 pontos 2º Fazenda Brasília Agropecuária 260 pontos 3º Carlos Jacob Wallauer 164 pontos 3º Wagner Lúcio Jacinto 164 pontos 4º Leo Machado Ferreira 160 pontos 5º Gabriel Donato de Andrade 144 pontos 6º Agrobilara 120 pontos 7º Dílson Cordeiro 40 pontos

Grande Campeã Haiçai Fiv de Brasília Reservada Grande Campeã Dália Fiv

Grande Campeão Help Mutum Reservado Grande Campeão Kácio Fiv Sabedoria

Melhor Úbere Adulto Haiçai Fiv de Brasília Melhor Úbere Jovem Exata 2TE da Monte Verde

Melhor Novilha Ofélia Fiv

Reservada Melhor Novilha Nega Fiv

O Juiz do julgamento foi o Dr. José Jacinto Júnior, tendo como auxiliar em pista, os estagiários Udelson Nunes Franco Neto e Glória Franco.

Julgamento da Raça Girolando Homologado Girolando

Melhor Expositor Girolando ½ sangue 1º Roberto Martins Vilela 180 pontos 2º Winston Frederico A. Drummond 160 pontos 3º Wagner Lúcio Jacinto 125 pontos 4º Condomínio PWF 30 pontos

Melhor Fêmea Jovem Daisy

Reservada Melhor Fêmea Jovem Fabi Serty Monte Azul

Grande Campeã Adab Monte Azul

Reservada Grande Campeã Federalista do Pery

Girolando ¾ de sangue 1º Roberto Patrão Ribeiro 40 pontos 2º Hélio Arantes Góes 35 pontos

Melhor Fêmea Jovem Ameixa

Reservada Melhor Fêmea Jovem Importada Boss

Girolando 5/8 de sangue 1º Roberto Patrão Ribeiro 250 pontos 2º Winston Frederico A. Drummond 170 pontos 3º Hélio Arantes Góes 155 pontos

Melhor Fêmea Jovem Tala Luther King Reservada Melhor Fêmea Jovem Itália Boss

Grande Campeã Malecia

Reservada Grande Campeã Suze

O Juiz do julgamento foi o Dr. José Jacinto Júnior, tendo como auxiliar em pista, a estagiária Glória Franco. Também houve um julgamento simbólico da raça girolando ¼ de sangue premiando e incentivando o produtor do município – João André Rodrigues Lima., uma vez que o regulamento da Associação do Girolando não julga oficialmente animais ¼ de sangue.

Sindicato rural promove ciclo de palestras para produtores rurais

Iniciando as atividades da mais tradicional festa popular, a Exposanta 2013, o Sindicato Rural de Santa Vitória promoveu um ciclo de palestras para os produtores rurais do município. O primeiro palestrante, com o tema: “O uso de cana-de-açúcar como volumoso na dieta de vacas leiteiras” pelo médico veterinário, Euler Rabelo formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também obteve seu título de mestre, e doutor em produção leiteira pela Universidade de Wisconsin/Madinson, EUA.Coordenador da Pós-Graduação em Pecuária de Leite – Rehagro. Atua como consultor técnico em nutrição e reprodução animal.

Na oportunidade, Dr. Euller Rabelo lembrou que um dos grandes problemas encontrados nas fazendas de pecuária de leite é a falta de planejamento de forragens. “Forragens são a base da alimentação de ruminantes e são, geralmente, a fonte de nutrientes de custo mais reduzido, comparado aos alimentos concentrados”. Destacou também que o produtor não preocupa em diferenciar a qualidade das vacas destinando para todas as mesmas dietas. Enfatizou também o tema da palestra, mostrando a cana-de-açúcar como uma alternativa viável para os produtores aumentarem a produtividade, a lucratividade e terem mais qualidade de vida.

O segundo palestrante do evento foi o médico veterinário Dr. Welington Shiroma, da CRV Lagoa, ministrou palestra sobre: “Melhoramento Genético Bovino de Leite”. Ele falou sobre a filosofia holandesa de seleção seguida pela CRV Lagoa busca a geração de vacas longevas, com elevadas produções e excelente conformação. Para auxiliar os produtores na busca pela rentabilidade cada vez maior da propriedade, a Central tem o programa “Os cinco passos para a rentabilidade na produção leiteira”, no qual são identificadas cinco diferentes maneiras de aumentar os lucros da atividade.

Dr. Welington Shiroma apresentou os cinco passos consistem em: longevidade (aumento do período de vida produtiva das vacas); sanidade e fertilidade (índices adequados significam vacas livres de problemas que geram uma cria por ano, sem gastos adicionais); produção (a produção de leite e sólidos determina a receita do criador); conformação funcional (animal de estatura mediana, com excelente aparelho mamário e fantástico conjunto de pernas e patas) e confiabilidade (seleção de touros com elevadas capacidade de transmissão de sua genética à progênie e que tenham grande confiabilidade já em seu primeiro grupo de filhas avaliadas).

Participaram do evento as seguintes autoridades: Diocélio Franco de Morais e Vicente Franco Bernardes, representando a diretoria do Sindicato Rural, vereador Gilberto Quirino “Suru”, líder do prefeito e na ocasião esteve representando o prefeito Genésio Franco de Morais Neto, o secretário adjunto da secretaria municipal de agricultura e meio ambiente José Ariston de Lima, os ex-secretários de agricultura do município – Adjalbas Guedes Guimarães e José Queiroz Bernardes, o médico veterinário Dr. Walmir Perusso, diretor do IMA local, os engenheiros agrônomos da Emater local Marcos Alfredo Araújo, Priscila Vivas e Dr. José Jorge de Freitas, os produtores rurais Roberval Domingues, Sílvio Guimarães e Darci Martins Clemente, da Casa do Campo.

Para o coordenador do evento, Dr. Adlberto Pereira Filho foi uma tarde de novos conhecimentos para os produtores rurais de Santa Vitória, de Campina Verde e de outras cidades vizinhas que não mediram esforços para conhecerem a realidade das novas pesquisas na área de nutrição e melhoramento genético de gado leiteiro.

Iº Pró-Genética de Santa Vitória atrai produtores para a Exposanta

O Sindicato Rural de Santa Vitória apoiou a realização do Pró-Genética - Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado de Minas Gerais, operacionalizado por meio das "Feiras de Touros”, promovidas pela parceria entre Seapa-MG, Emater-MG, Ima, Epamig, ABCZ e Girolando, visa contribuir para a criação de mecanismos que aumentem a produção e a renda do pequeno e médio produtor rural.

Segundo Dr. Adalberto Pereira Filho os objetivos do Pró-Genética consistem basicamente em: Promover a transferência de genética superior dos planteis de bovinos de seleção para os estratos básicos de produção comercial em gado de corte e de leite; Viabilizar a compra de touros melhoradores, com registro genealógico, com pais e mães provados e, no caso das raças leiteiras, as mães devem possuir controle leiteiro oficial de expressividade dentro de sua respectiva raça, especialmente pelos pecuaristas (leite e corte) com rebanhos de até 160 cabeças (até 100 vacas). Melhorar a qualidade do rebanho bovino comercial e contribuir para criação de mecanismos que aumentem a produção e a renda do pequeno e médio produtor rural ( geração de emprego e renda no campo ).

Durante a Feira de Touros, em Santa Vitória, houve a participação e adesão vários produtores do município que tiveram a oportunidade de estarem adquirindo touros de melhor qualidade genética financiados pelo Banco do Brasil e Siccob Credipontal com uma negociação acessível.

A Campeã Vaca Adulta Gir Leiteiro Brenda Fiv, com a produção de 36,955 kgdia, acompanhado pelo proprietário Roberto Martins Vilela, Fazenda São José, juntamente com o Presidente do Sindicato Rural Fábio Morais, diretor Vicente Bernardes e o veterinário Adalberto
A Grande Campeã em Produção a Vaca Federalista do Pery que produziu em média 49, 038 Kgdia, acompanhada pelo proprietário Wagner Lúcio Jacinto, da fazenda Sabedoria, juntamente com o Presidente do Sindicato Rural Fábio Morais, diretor Vicente Bernardes e o veterinário Adalberto
A médica veterinária Laura Paranaíba entregando o troféu a Udelson Franco, representado por Udelson Neto pela conquista do Grande Campeonato Macho da Raça Nelore, o animal Boian Fiv Angico
A Técnica do Girolando Liliam Jacinto homenageado Roberto Patrão representado pelo Gerente Gilberto da Fazenda Boiadeira Santa Vitória
A Vaca Geléia, Grande Campeã do 1º Torneio Leiteiro da Raça Girolando na Exposanta, 2013, MG produziu 44,472 Kgdia acompanhada pelo proprietário Winston Frederico A. Drummond, da fazenda Quilombo juntamente com diretor Vicente Bernardes e o veterinário Adalberto
Diretoria Sindicato Rural e autoridades políticas do município
Dr. José Jacinto Júnior fazendo a entrega do troféu ao Produtor Roberto Martins Vilela pelas conquistas na pista durante o julgamento
Membros da diretoria do Sindicato Rural de Santa Vitória juntamente com o Coordenador do Evento Dr. Adalberto Filho fazendo a entrega oficial da chave da moto 0Km ao Produtor Winston F. A. Drummond pela conquista do Titulo de Grande Campeã
Momento da última pesagem do Torneio pela Zootecnista e Técnica do Girolando Liliam Jacinto e os funcionários das fazendas participantes
Na pista de julgamento, o produtor Roberto M. Vilela entrega a faixa de Grande Campeã Girolando 58 pela vaca Malecia ao Produtor Winston F. A. Drummond e ao funcionário Fabrício
O Coordenador Adalberto Filho entregando a faixa de Grande Campeã da raça Gir Leiteiro pelo animal Haicai Fiv de Brasília ao Produtor Winston F. A. Drummond e ao funcionário Fabrício
O médico veterinário (IMA) Walmir Perusso, diretor do Sindicato Rural Vicente Bernardes, os palestrantes Dr. Euller Rabelo e Dr. Welington Shiroma , o Coordenador do Evento, Dr. Adalberto Pereira Filho, diretor do Sindicato Rural Diocélio, José Ariston, Vereador Suru, Marcos Alfredo da EMATER e José Jorge
O Presidente do Sindicato Rural Fábio Morais entregando o troféu do Grande Campeonato da Vaca Malecia ao Produtor Winston F. A. Drummond
O Tesoureiro do Sindicato Rural Nivaldo da Silveira Lima entregando ao representante da Agropecuária Mafra o troféu de Grande Campeã da Raça Nelore, o animal Kampala TE Mafra
Pai e Filho, pratas da casa, Dr. Góes e Hélio Góes com os troféus conquistados em pista
Produtor da Fazenda Sabedoria, Wagner Lúcio Jacinto recebendo o troféu das mãos do diretor do Sindicato Rural Vicente Bernardes pela conquista do Reservado Grande Campeonato da Raça Gir Leiteiro Macho, o animal Kácio Fiv Sabedoria
Uma das atitudes mais aplaudida, o momento em que o ganhador do maior prêmio, a moto 0 Km , pelo Produtor Winston F. A. Drummond doou o prêmio para a sua equipe de trabalho da fazenda Quilombo
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.